PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Questão de História - (UFRN) (Adaptada) - Vinicius de Moraes, inspirado em acontecimentos ocorridos em meados do século XX

1 – (UFRN) (Adaptada) - Vinicius de Moraes, inspirado em acontecimentos ocorridos em meados do século XX, escreveu o seguinte poema:

“Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas só não se esqueçam
Da rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada”.

MORAES, Vinícius de. Rosa de Hiroshima. Intérprete: Secos & Molhados. In: SECOS E MOLHADOS. Secos & molhados. São Paulo: Continental, p 1973. 1 CD. Faixa 9.
(Série Dois Momentos).

Identifique o fato histórico que inspirou o poeta e explique a relação desse fato com a Segunda Guerra Mundial.

RESPOSTA:
O poema de Vinicius de Moraes foi criado a partir da tragédia da bomba atômica ocorrida no final da Segunda Guerra Mundial, no Japão. O ano era 1945 e o golpe de misericórdia dado pelos Estados Unidos - o envio de bombas atômicas com proporções inimagináveis - afetou de modo dramático a região. Para além dos civis assassinados na ocasião, cerca de 120 mil pessoas sobreviveram ao estouro da bomba de Hiroshima com cicatrizes permanentes. A Rosa de Hiroshima tornou-se um grande protesto, primeiro em forma de poema e mais tarde em forma de música. Os versos abordam as consequências da guerra, o desastre que as bombas atômicas - apelidadas pelos norte-americanos de Fat Man e Little Boy - fizeram em Hiroshima e Nagasaki. Vinicius de Moraes atuou durante muitos anos como diplomata a serviço do Governo Brasileiro, também por esse motivo esteve muito interessado nos conflitos internacionais.

Nenhum comentário: