PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de junho de 2021

Questão PET - (UFMG) (Adaptada) - Analise esta tabela, em que se apresentam

3 – (UFMG) (Adaptada) - Analise esta tabela, em que se apresentam dados concernentes à imigração no Império, segundo o Censo de 1872:

Considerando as informações contidas nessa tabela cite e analise um fator responsável por atrair imigrantes para as Regiões Norte e Sul do Brasil. Em seguida caracterize o perfil do imigrante que predominou nessas regiões, relacionando-o às formas de ocupação e exploração da terra em cada uma delas.

RESPOSTA: • Região Norte: Um fator responsável pela ocupação na região Norte do Brasil, foi a exploração dos seringais para extração do látex, determinante na produção da borracha muito utilizado pela indústria automobilística, típica da segunda revolução industrial. Percebemos o perfil do imigrante, em primeiro lugar, uma imigração interna, de pessoas muito pobres que buscavam oportunidades, vindo do nordeste e sul do Brasil. 

• Região Sul: Um fator responsável pela ocupação das terras, em especial do Rio Grande do Sul e  Santa Catarina, eram as disputas platinas com ameaças de ocupação por parte de paraguaios, argentinos e uruguaios, o que fez com que o governo estimulasse a vinda de imigrantes para povoar essas para garantir a soberania nacional. No caso do sul, ocorre um estímulo a imigração europeia, em especial, italianos e alemães, que num primeiro momento, criaram núcleos de colonização. 

Nenhum comentário: