PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de junho de 2021

Questão PET - (UFF/RJ) (Adaptada) – “A extorsão de riqueza sob o regime escravista

2 – (UFF/RJ) (Adaptada) – “A extorsão de riqueza sob o regime escravista não precisava de outro fundamento que não fosse a vontade e o látego do senhor de escravizados. No regime capitalista de produção, essa extorsão se apóia na aparência de que o salário, cobrindo os meios de vida necessários à reprodução do trabalhador e sua família, cobre de fato o valor de sua força de trabalho. Nenhum dos dois mecanismos operava no regime do colonato (...). O colono ficou no meio caminho entre a transparência da exploração, já que o trabalho excedente se materializava em objetos distintos do trabalho necessário e a ilusão de que o que recebia correspondia ao valor de seu trabalho”. 
MARTINS, José de Souza. O Cativeiro da Terra. 1ª. ed. São Paulo: Ciências Humanas, 1979, p.92. 
O texto acima trata do regime do colonato predominante nas fazendas de café do Oeste paulista. Explique a diferença entre a exploração do trabalho vigente sob o escravismo e aquela vigente sob o capitalismo.

SUGESTÃO DE RESPOSTA: No escravismo, o escravizado trabalha sem qualquer tipo de ganho, por ser ele propriedade do senhor, enquanto no modo de produção capitalista, o trabalhador produz em troca de remuneração (salário) como forma de compensar sua força de trabalho.

Nenhum comentário: