PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Questão PET - Os sociólogos definem a desigualdade de gêner

1 - “Os sociólogos definem a desigualdade de gênero como a diferença de status, poder e prestígio que as mulheres e os homens apresentam nos grupos, nas coletividades e nas sociedades.” GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. Ed. Porto Alegre, Artmed, 2005, p. 107. Em relação aos efeitos da desigualdade de gênero nas sociedades, assinale a afirmação verdadeira. 
a) O gênero é um fator crucial na estruturação dos tipos de oportunidades e de chances de vida enfrentadas por indivíduos e por grupos em todas as sociedades, servindo de fundamento para as desigualdades sociais. 
b) A condição de gênero, embora busque estabelecer diferenças entre homens e mulheres, não influencia os papéis que eles e elas desempenham dentro das instituições sociais. 
c) Papéis de homens e mulheres são atributos naturais da sociedade: as mulheres carregam a responsabilidade de cuidar das crianças e do trabalho doméstico e os homens de sustentar a família. 
d) A desigualdade de gênero é uma formulação ideológica traduzida pela “ideologia de gênero” amplamente difundida nas universidades e não reflete um campo de estudos das Ciências Sociais.

Resposta: Letra A.

Nenhum comentário: