PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Questão PET - Leia o texto a seguir: Daí por diante é a degringolada.

2 – Leia o texto a seguir: Daí por diante é a degringolada. Forças surdas começam a minar as bases do trono e, embora a ideia republicana se alastrasse lentamente, é sensível o desprestígio em que vão caindo as instituições monárquicas. O império se mostra incapaz de resolver os problemas nacionais, a começar pela emancipação dos escravizados, de cuja solução dependia o progresso do país. E por isso sua estabilidade estava definitivamente comprometida. 
PRADO JR., Caio. Evolução política do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 102 (Adaptado). 
Identifique as instituições monárquicas mencionadas no texto e explique as razões que culminaram no processo de desgaste político e social, durante o final do século XIX.

Resposta (sugestão): As instituições monárquicas a qual se refere Caio Prado Jr. eram a escravidão e o tráfico de escravos e a centralização política típica do Império Brasileiro. Entre as razões que contribuíram para o fim do nosso sistema monárquico estavam a pressão dos cafeicultores, em especial do oeste paulista, e dos militares que retornaram da Guerra do Paraguai (1864-1870), dispostos a tomar o poder. Soma-se a pressão abolicionista e a questão religiosa, que coloca a Igreja Católica em rota de colisão com o Estado Brasileiro. 

Nenhum comentário: