PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de novembro de 2019

Questão de Sociologia - ENEM 2019 - A comunidade de Mumbuca, em Minas Gerais, tem uma organização coletiva de tal forma expressiva

ENEM 2019 - A comunidade de Mumbuca, em Minas Gerais, tem uma organização coletiva de tal forma expressiva que coopera para o abastecimento de mantimentos da cidade do Jequitinhonha, o que pode ser atestado pela feira aos sábados. Em Campinho da Independência, no Rio de Janeiro, o artesanato local encanta os frequentadores do litoral sul do estado, além do restaurante quilombola que atende aos turistas. 
ALMEIDA, A. W. B. (Org.). Cadernos de debates nova cartografia social: Territórios quilombolas e conflitos. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia; UEA Edições, 2010 (adaptado). 

No texto, as estratégias territoriais dos grupos de remanescentes de quilombo visam garantir: 
A) Perdão de dívidas fiscais. 
B) Reserva de mercado local. 
C) Inserção econômica regional. 
D) Protecionismo comercial tarifário. 
E) Benefícios assistenciais públicos.

Resposta: Letra C.
Na cartografia social do território brasileiro, grupos remanescentes de quilombos, de aldeamentos indígenas, e outros tantos arranjos de grupos minoritários, adotam estratégias de valorização de sua tradicional produção e autossustento como forma de se inserir na economia regional e nacional sem perda de sua identidade.
LEIA TAMBÉM:

Questões de Sociologia / ENEM 2019 - Questão 46 Questão 47 - Questão 52 - Questão 57 - Questão 66 - Questão 68 - Questão 69 - Questão 75 - Questão 86 - Questão 88 - Questão 90 - 

Nenhum comentário: