PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Inep anula questão do Enem 2019 sobre a FOME

Questão da prova de ciências humanas foi anulada porque já havia aparecido na prova do Enem 2018 para candidatos com deficiência visual, segundo anunciou o Inep nesta terça-feira (19/11/2019).

Leia abaixo a nota na íntegra do Inep:
"O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da aplicação regular do Enem 2019: questão 90 do Caderno Azul; questão 78 do Caderno Amarelo; questão 66 do Caderno Branco e questão 72 do Caderno Rosa. O Inep identificou que a referida questão fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor da aplicação do Enem 2018 (questão 56 do Caderno Laranja). O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.

Questão 78 - ENEM 2019 - A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la. 
PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado). 

O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar associado ao(à)
a) escala de produtividade regional. 
b) padrão de distribuição de renda. 
c) dificuldade de armazenamento de grãos. 
d) crescimento da população mundial. 
e) custo de escoamento dos produtos. 

Resposta: Letra B.
Comentário: Há muito tempo, sabe-se que a fome, flagelo que vitima um percentual inadmissível da população mundial, não decorre da insuficiência da produção agrícola, mas da desigual distribuição dos recursos alimentícios, que é um desdobramento da desigual distribuição de renda.

Nenhum comentário: