PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Questão de Geografia - UNICAMP 2020 - Moçambique foi atingido por três ciclones tropicais

UNICAMP 2020 - Moçambique foi atingido por três ciclones tropicais entre março e abril de 2019. Ciclone tropical é um termo geral para grandes e complexas tempestades que giram em torno de uma área de baixa pressão formada em águas oceânicas tropicais ou subtropicais quentes. A formação de um ciclone tropical requer enormes quantidades de calor na superfície da água, que devem atingir no mínimo 26,5°C, e ventos de pelo menos 119 km/h em algum ponto da tempestade. A partir do exposto, assinale a alternativa que explica a gênese dos ciclones tropicais na costa de Moçambique. 
a) A corrente marítima das Agulhas foi responsável pelo deslocamento das águas superficiais aquecidas para áreas de baixa pressão situadas no canal de Moçambique. 
b) O clima semiárido e desértico no litoral de Moçambique faz com que as águas de sua costa estejam sempre aquecidas, favorecendo assim a formação dos ciclones. 
c) Os ciclones que atingem o litoral de Moçambique têm origem no encontro das águas quentes do Oceano Atlântico com o Oceano Índico, no cabo da Boa Esperança. 
d) A corrente marítima de Benguela foi responsável pelo deslocamento das águas aquecidas do Oceano Índico para o canal que separa Moçambique de Madagascar.

Resposta: Letra A
Comentário: A Corrente das Agulhas é uma corrente do Oceano Índico, na costa oriental da África, onde está localizado Moçambique. Os ciclones tropicais são centros de baixa pressão atmosférica formados a partir da elevação de grandes quantidades de vapor d’água.

Nenhum comentário: