PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Questão de Geografia - UNICAMP 2020 - O petróleo continua sendo a fonte de energia mais importante do mundo.

UNICAMP 2020 - O petróleo continua sendo a fonte de energia mais importante do mundo. A posse de reservas, o transporte e a capacidade de refino figuram como elementos de soberania nacional e estratégicos em um mundo extremamente competitivo. Em relação ao petróleo no Brasil, é correto afirmar: 
a) As descobertas das reservas nacionais ocorreram a partir dos anos 1980 e a Bacia de Campos (RJ) é hoje a principal produtora do país. 
b) A extração nacional é cada dia maior, mas a inexistência de oleodutos exige que o transporte seja realizado por meio rodoviário. 
c) A maior produção em terra provém do Estado do Rio Grande do Norte e, em mar, do pré-sal situado entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 
d) Apesar de possuir grandes reservas, especialmente com as descobertas do pré-sal, não há refino no país, por isso os derivados são importados.

Resposta: Letra C.
A produção de petróleo no Brasil é superior em áreas oceânicas (offshore), com destaque para a Bacia de Campos e o pré-sal, sendo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo os maiores produtores do país. Já a extração no continente (onshore) é menor e está concentrada nos estados da Bahia, Amazonas e Rio Grande do Norte, sendo este último o maior produtor. Ressalta-se que o Brasil, apesar de não ser autossuficiente no refino de petróleo, possui refinarias em diversos estados do país.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...