Na semana passada, os alunos do colégio do meu filho se mobilizaram, através do Twitter, para não comprarem na cantina da escola naquele dia, pois acharam o preço do pão de queijo abusivo. São adolescentes. Quase senhores das novas tecnologias, transitam nas redes sociais, varrem o mundo através dos teclados dos celulares, iPads e se organizam para fazer um movimento pacífico de não comprar lanches por um dia. Foi parar na TV e em muitas páginas da internet.
GOMES, A. A revolução silenciosa e o Impacto na sociedade das redes sociais. Disponível em: www. hsm.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012
O texto aborda a temática das tecnologias da informação e comunicação, especificamente o uso de redes sociais. Muito se debate acerca dos benefícios e malefícios do uso desses recursos e, nesse sentido, o texto
a) aborda a discriminação que as redes sociais sofrem de outros meios de comunicação.
b) mostra que as reivindicações feitas nas redes sociais não têm impacto fora da internet.
c) expõe a possibilidade de as redes sociais favorecem comportamentos e manifestações violentos dos adolescentes que nela se relacionam.
d) trata as redes sociais como modo de agregar e empoderar grupos de pessoas, que se unem em prol de causas próprias ou de mudanças sociais.
e) evidencia que as redes sociais são usadas inadequadamente pelos adolescentes, que, imaturos, não utilizam a ferramenta como forma de mudança social.
Resposta: Letra D.
Comentário: O texto traz o relato de uma experiência escolar em que, por meio do twitter, uma rede social, os alunos de um colégio conseguiram se organizar e decidir como se movimentarem contra o preço de um dos itens de sua cantina, demonstrando, por esse exemplo, que esses meios tecnológicos de comunicação são capazes de facilitar e fortalecer a união de um grupo em prol de uma causa que gera mudança social.
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