PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Questão 26 - UNICAMP 2020 - 1ª fase

As condições atuais do clima global são responsáveis pela diferenciação da salinidade dos oceanos em diferentes latitudes, conforme a ilustração abaixo.


A partir do texto e do gráfico, é correto afirmar que: 
a) Os baixos teores de sais dos oceanos são observados em toda a faixa de baixas latitudes, em decorrência do balanço existente entre o excesso de precipitação e o declínio da evaporação ao longo de todo o ano. 
b) O excesso de precipitação nas áreas de médias latitudes e na proximidade dos polos é responsável pela ocorrência de maior salinidade nos oceanos do Hemisfério Sul. 
c) Nas áreas próximas a 90º de latitude, a salinidade dos oceanos é similar, pois as condições climáticas favorecem a ocorrência de grandes volumes de chuva e um grande deficit de evaporação. 
d) O percentual mais baixo de salinidade dos oceanos nas altas latitudes tem relação com a maior entrada de água doce nos oceanos, que ocorre em razão do derretimento de geleiras. 

Resposta: Letra D.
Comentário: A figura mostra a distribuição da salinidade por diferentes faixas latitudinais. A interação fundamental para esta distribuição é expressa pela diferença entre evaporação e precipitação. Nas áreas próximas ao equador, a salinidade é menor em razão das elevadas precipitações; nas áreas subtropicais, a salinidade é maior em virtude de totais menores de precipitação; nas áreas de altas latitudes, o aporte de água doce das calotas polares e de material continental proporciona a queda da salinidade.

Nenhum comentário: