PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de novembro de 2019

Questão de Geografia - ENEM 2019 - Localizado a 160 km da cidade de Porto Velho (capital do estado de Rondônia),

ENEM 2019 - Localizado a 160 km da cidade de Porto Velho (capital do estado de Rondônia), nos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e Terra Indígena Karipunas, o povoado de União Bandeirantes surgiu em 2000 a partir de movimentos de camponeses, madeireiros, pecuaristas e grileiros que, à revelia do ordenamento territorial e diante da passividade governamental, demarcaram e invadiram terras na área rural fundando a vila. Atualmente, constitui-se na região de maior produção agrícola e leiteira do município de Porto Velho, fornecendo, inclusive, alimentos para a Hidrelétrica de Jirau. 
SILVA, R. G. C. Amazônia globalizada – o exemplo de Rondônia. Confins, n. 23, 2015 (adaptado). 

A dinâmica de ocupação territorial descrita foi decorrente da 
a) mecanização do processo produtivo. 
b) adoção da colonização dirigida. 
c) realização de reforma agrária. 
d) ampliação de franjas urbanas. 
e) expansão de frentes pioneiras. 

Resposta:  Letra  E.
O texto aborda a dinâmica ocupacional onde terras, incluindo de indígenas, são invadidas e demarcadas de forma ilegal por grupos de camponeses, madeireiros, pecuaristas e grileiros. Esses grupos objetivam apoderar-se de áreas ainda não incluídas no sistema produtivo do país e por isso podemos denominar esse processo de expansão das frentes pioneiras. Vale ressaltar que as terras, abordadas no texto, são obtidas de forma ilegal e por isso dificultam a realização da reforma agrária, que é garantida por lei.

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...