PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de março de 2022

Questão de Sociologia - ENEM 2019 - Em nenhuma outra época, o corpo magro adquiriu um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência

ENEM 2019 - Em nenhuma outra época, o corpo magro adquiriu um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência como nos dias atuais: esse corpo, nu ou vestido, exposto em diversas revistas femininas e masculinas, está na moda: é capa de revistas, matérias de jornais, manchetes publicitárias, e se transformou em um sonho de consumo para milhares de pessoas. Partindo dessa concepção, o gordo passa a ter um corpo visivelmente sem comedimento, sem saúde, um corpo estigmatizado pelo desvio, o desvio pelo excesso. Entretanto, como afirma a escritora Marylin Wann, é perfeitamente possível ser gordo e saudável. Frequentemente os gordos adoecem não por causa da gordura, mas sim pelo estresse, pela opressão a que são submetidos. 
VASCONCELOS, N. A.; SUDO, I.; SUDO, N. Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. Revista Mal-Estar e Subjetividade, n. 1, mar. 2004 (adaptado). 

No texto, o tratamento predominante na mídia sobre a relação entre saúde e corpo recebe a seguinte crítica: 
a) Difusão das estéticas antigas. 
b) Exaltação das crendices populares. 
c) Propagação das conclusões científicas. 
d) Reiteração dos discursos hegemônicos. 
e) Contestação dos estereótipos consolidados. 

RESPOSTA:
Letra E.

O texto contesta estereótipos consolidados, como é o caso do corpo magro, visto como ideal saudável, exposto em publicidades e revistas.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Sociologia / ENEM 2019 - Questão 46 Questão 47 - Questão 52 - Questão 57 - Questão 66 - Questão 68 - Questão 69 - Questão 75 - Questão 86 - Questão 88 - Questão 90 - 

Nenhum comentário: