PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de março de 2022

Questão de Sociologia - ENEM 2019 - Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos,

ENEM 2019 - Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida fosse neles separada das finalidades deste mundo. Mais que o arame farpado, é a irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente normal. 
ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989 (adaptado). 
A partir da análise da autora, no encontro das temporalidades históricas, evidencia-se uma crítica à naturalização do(a) 
a) ideário nacional, que legitima as desigualdades sociais. 
b) alienação ideológica, que justifica as ações individuais. 
c) cosmologia religiosa, que sustenta as tradições hierárquicas. 
d) segregação humana, que fundamenta os projetos biopolíticos. 
e) enquadramento cultural, que favorece os comportamentos punitivos. 

RESPOSTA:
Letra D.

Em As origens do totalitarismo, o trinômio “antissemitismo – imperialismo – totalitarismo” refaz a construção de uma política segregacionista fundamentada em um projeto dicotômico do nazismo em “arianismo x antissemitismo”.
LEIA TAMBÉM:

Questões de Sociologia / ENEM 2019 - Questão 46 Questão 47 - Questão 52 - Questão 57 - Questão 66 - Questão 68 - Questão 69 - Questão 75 - Questão 86 - Questão 88 - Questão 90 - 

Nenhum comentário: