PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de março de 2022

Questão de Sociologia - ENEM 2019 - A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política para todos

ENEM 2019 - A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política para todos constitui-se uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira no século XX. O SUS deve ser valorizado e defendido como um marco para a cidadania e o avanço civilizatório. A democracia envolve um modelo de Estado no qual políticas protegem os cidadãos e reduzem as desigualdades. O SUS é uma diretriz que fortalece a cidadania e contribui para assegurar o exercício de direitos, o pluralismo político e o bem-estar como valores de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, conforme prevê a Constituição Federal de 1988. RIZZOTO, M. L. F. et at. Justiça social, democracia com direitos sociais e saúde: a luta do Cebes. Revista Saúde em Debate, n. 116, jan.-mar. 2018 (adaptado). Segundo o texto, duas características da concepção da política pública analisada são: 
a) Paternalismo e filantropia . 
b) Liberalismo e meritocracia. 
c) Universalismo e igualitarismo. 
d) Nacionalismo e individualismo. 
e) Revolucionarismo e coparticipação. 

RESPOSTA:
Letra C.

Levando em conta que o Brasil tem uma estrutura democrática, entre cujas diretrizes principais está a igualdade de direitos entre os cidadãos, o direito à assistência da saúde, oferecido pelo Estado a todos os cidadãos por meio do SUS, cumpre os princípios do universalismo e do igualitarismo.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Sociologia / ENEM 2019 - Questão 46 Questão 47 - Questão 52 - Questão 57 - Questão 66 - Questão 68 - Questão 69 - Questão 75 - Questão 86 - Questão 88 - Questão 90 - 

Nenhum comentário: