PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de março de 2022

Questão de História - ENEM 2019 - O processamento da mandioca era uma atividade já realizada pelos nativos que viviam no Brasil

ENEM 2019 - O processamento da mandioca era uma atividade já realizada pelos nativos que viviam no Brasil antes da chegada de portugueses e africanos. Entretanto, ao longo do processo de colonização portuguesa, a produção da farinha foi aperfeiçoada e ampliada, tornando-se lugarcomum em todo o território da colônia portuguesa na América. Com a consolidação do comércio atlântico em suas diferentes conexões, a farinha atravessou os mares e chegou aos mercados africanos. 
BEZERRA, N. R. Escravidão, farinha e tráfico atlântico: um novo olhar sobre as relações entre o Rio de Janeiro e Benguela (1790-1830). Disponível em: www.bn.br. Acesso em: 20 ago. 2014 (adaptado). 
Considerando a formação do espaço atlântico, esse produto exemplifica historicamente a 
a) difusão de hábitos alimentares. 
b) disseminação de rituais festivos. 
c) ampliação dos saberes autóctones. 
d) apropriação de costumes guerreiros. 
e) diversificação de oferendas religiosas. 

RESPOSTA:
Letra A.

O tráfico de escravos africanos e seu escambo por aguardente, tabaco e tecidos baratos representam o aspecto mais visível do intercâmbio entre África e América do Sul, no Período Colonial. Entretanto, não se deve esquecer o comércio de produtos nativos, originários de ambos os lados do oceano, cujo conhecimento modificou ou enriqueceu os hábitos alimentares das duas regiões.

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário: