PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de março de 2022

Questão de História - ENEM 2019 - A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado.

ENEM 2019 - A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias. CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985. 
Nas cidades-estados da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política: 
a) Controle da terra. 
b) Liberdade de culto. 
c) Igualdade de gênero. 
d) Exclusão dos militares. 
e) Exigência da alfabetização. 

RESPOSTA:
Letra A.

Como a questão não contempla as diferenças entre as cidades oligárquicas e as democráticas da Grécia Antiga, pode-se atribuir ao controle da terra o exercício do poder político. Esta relação, que em Esparta foi permanente, prevaleceu em Atenas durante o regime oligárquico, tanto sob a legislação de Drácon como na de Sólon (ainda que este legislador tenha equiparado a riqueza móvel/ouro aos bens imóveis/terra).

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / ENEM 2019 - Questão 48 - Questão 50 - Questão 53 - Questão 55 - Questão 58 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 71 - Questão 72 - Questão 73 - Questão 74 - Questão 83 - 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...