PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de março de 2022

Questão de História - ENEM 2019 - O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética.

ENEM 2019 - O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã. 
CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado). 
Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em 
a) promoção de atos ecumênicos. 
b) fomento de orientação bíblicas. 
c) apropriação de cerimônias seculares. 
d) retomada de ensinamentos apostólicos. 
e) ressignificação de rituais fundamentalistas. 

RESPOSTA:
Letra C.

Nos primeiros séculos da Idade Média, a conversão dos pagãos à religião cristã exigiu que a Igreja fizesse certas concessões. Algumas delas implicaram a apropriação de celebrações não apenas “seculares”, mas de raiz pagã, as quais foram adaptadas à liturgia cristã.

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / ENEM 2019 - Questão 48 - Questão 50 - Questão 53 - Questão 55 - Questão 58 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 71 - Questão 72 - Questão 73 - Questão 74 - Questão 83 - 

Nenhum comentário: