PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de março de 2022

Questão de História - ENEM 2019 - A partir da segunda metade do século XVII, o número de escravos recém-chegados cresce no Rio

ENEM 2019 - A partir da segunda metade do século XVII, o número de escravos recém-chegados cresce no Rio e se estabiliza na Bahia. Nenhum lugar servia tão bem à recepção de escravos quanto o Rio de Janeiro. 
FRANÇA, R. O tamanho real da escravidão. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado). 
Na matéria, o jornalista informa uma mudança na dinâmica do tráfico atlântico que está relacionada à seguinte atividade: 
a) Coleta de drogas do sertão. 
b) Extração de metais preciosos. 
c) Adoção da pecuária extensiva. 
d) Retirada de madeira do litoral. 
e) Exploração da lavoura de tabaco. 

RESPOSTA:
Letra B.

O deslocamento do tráfico de escravos africanos da Bahia para o Rio de Janeiro, na segunda metade do século XVIII, foi uma consequência da exploração aurífera realizada em Minas Gerais, tendo como principal porto de escoamento o Rio de Janeiro. A mudança da capital brasileira de Salvador para o Rio constituiu um indício significativo dessa alteração nas rotas do tráfico negreiro.

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / ENEM 2019 - Questão 48 - Questão 50 - Questão 53 - Questão 55 - Questão 58 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 71 - Questão 72 - Questão 73 - Questão 74 - Questão 83 - 

Nenhum comentário: