PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de março de 2022

Questão de Sociologia - ENEM 2019 - A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas

ENEM 2019 - A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%). É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram para - men tados por conta dos preceitos religiosos. REGO, L. F.; FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M. Cartografia social de terreiros no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014. 
As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque a) asseguram as expressões multiculturais. 
b) promovem a diversidade de etnias. 
c) falseiam os dogmas teológicos. 
d) estimulam os rituais sincréticos. 
e) restringem a liberdade de credo. 

RESPOSTA:
Letra E.

As manifestações e atos de hostilidade contra as religiões de matriz africana ferem o direito à liberdade de culto e, por extensão, o princípio da isonomia dos cidadãos, ambos assegurados pela Constituição Brasileira.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Sociologia / ENEM 2019 - Questão 46 Questão 47 - Questão 52 - Questão 57 - Questão 66 - Questão 68 - Questão 69 - Questão 75 - Questão 86 - Questão 88 - Questão 90 - 

Nenhum comentário: