sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Fotógrafo adota família de ratinhos e constrói uma vila para eles em seu jardim

Por Eliane Arakaki, ANDA

Madeira, frutas, vegetais, plantas e folhas foram alguns dos materiais utilizados para construir o lar dos novos moradores, que conta com segurança e abrigo contra chuva.

O senso comum delega injustamente aos ratos o ingrato papel de intrusos e portadores de doenças. Enquanto a maioria das pessoas os evita com armadilhas cruéis e gatos soltos pelas casa, Simon Dell teve uma reação diferente ao deparar-se com uma família de ratinhos no jardim de sua casa em Sheffield no Reino Unido. Ele os adotou.
Família de ratinhos desfruta de proteção e brigo em seu novo lar | Foto: Simon Dell.
Simon é fotógrafo e especialista em vida selvagem, e ao flagrar os animais em seu jardim em vez de buscar soluções para se livrar deles, ele seguiu pelo caminho oposto. “Estou acostumando a tirar fotos de pássaros e outras espécies circulando no meu jardim em função do meu trabalho, um dia olhei pra baixo e me deparei com um ratinho de pé no meio da grama olhando pra mim”, conta o fotografo.

Decidido, Simon iniciou a construção de uma pequena “vila” para que os ratinhos habitassem, com pequenas escadas, casas em miniatura, guleimas como nozes e gomos de frutas espalhadas por todo lado e até um pequeno lago.

Frutas e vegetais foram utilizados para construir as casinhas, pedaços de madeira, grama e folhas para enfeitar e completar o playground ao redor dela. Ele também deu nome aos ratinhos, Mildred e George e seu bebê Mini.

Você pode assistir abaixo ao vídeo dos ratinhos interagindo em sua vila:

Após finalizada a obra, os ratinhos se aproximaram, curiosos e atraídos pela novidade e o resultado foi um ensaio terno e colorido dessa descoberta feliz. Atualmente a família de ratinhos vive em sua pequena vila particular.

Simon se apegou de verdade à família de ratinhos e regularmente ele realiza melhorias na pequena vila. Ele até criou um meio de “transporte” para eles, mas ele não é muito usado.

Preocupado com a segurança dos ratinhos e sabendo que há gatos pela vizinhança, Simon construiu uma cerca de toras de madeira para mantê-los protegidos e uma casinha reforçada, toda em madeira para abrigá-los em caso de necessidade.

Este ano, os ratinhos vão celebrar o Natal em sua nova casa, Simon já preparou e colocou os enfeites especialmente para a festa em família. No vídeo ao final da matéria há cenas da família interagindo em seu novo lar.

Nenhum comentário: