PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Questão de Literatura - UNICENTRO 2011/2 - Quando, girando e rodando, de oriente para ocidente, meia-volta perfeita foi completada, a península começou a cair.

UNICENTRO 2011/2 - Quando, girando e rodando, de oriente para ocidente, meia-volta perfeita foi completada, a península começou a cair. Nesse preciso instante, e em sentido absolutamente rigoroso, se podem as metáforas, como transportadoras do literal sentido, ser rigorosas, Portugal e Espanha foram dois países de pernas para o ar. 
SARAMAGO. José. A jangada de pedra. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 277. 
A partir da leitura do fragmento e da obra em sua totalidade, é correto afirmar que, da análise de “A jangada de pedra”, a única afirmativa sem comprovação no contexto é a 
a) O texto pode ser considerado uma epopeia do povo ibérico, que se vê separado do continente europeu. 
b) O percurso da jangada de pedra — durante toda a narrativa, é confuso e, a todo momento, muda de direção. 
c) O título da obra faz referência ao fato insólito do deslocamento da Península Ibérica pelo Oceano Atlântico em direção à América. 
d) A representação da jangada de pedra e de suas mudanças de rota não interfere no destino dos povos ibéricos, que mantêm seus valores, sua cultura e suas expectativas. 
e) A metáfora de Portugal e Espanha de “pernas para o ar” sugere o caos em que esses dois países se encontravam com o desligamento da Península Ibérica do restante do continente europeu.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: