Questão 01 - UnirG 2020 - José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em Língua Portuguesa, produz o protagonista Tertuliano Máximo Afonso no romance O Homem duplicado. Tal personagem é um professor de História que se sente infeliz na profissão e na vida pessoal. Uma das críticas socioestéticas da narrativa diz respeito
a) à insensibilidade do enfoque disciplinar da matéria do professor perante as experiências variadas da vida.
b) ao poder dos conteúdos matemáticos de estabelecer padrões de ordenamento da realidade cotidiana.
c) à explicação dos manuais de Psicologia em relação à constituição da cultura europeia.
d) ao projeto pedagógico universitário estabelecido para a educação portuguesa contemporânea.
Questão 02 - UnirG 2021/1 - Leia o comentário a seguir sobre O Homem Duplicado:
Em O HOMEM DUPLICADO, de José Saramago, o protagonista Tertuliano, ao assistir a um filme denominado Quem Porfia Mata a Caça, sugerido pelo professor de matemática, que é seu colega de trabalho, descobre que um dos atores é seu sósia. Então inicia uma busca obsessiva, louca e cheia de temores pela outra pessoa, que é um ator pouco conhecido. Dessa forma, sua grande preocupação transforma-se em obsessão: quem é o original e quem é meramente uma cópia. (Pequena síntese sobre o início da obra).
Leia as afirmações sobre O Homem Duplicado e marque V ou F, considerando os elementos constitutivos da narrativa:
( ) Usando uma trama labiríntica, Saramago aponta em seu romance um método detetivesco, no qual, por meio de coincidências simples e claras, aponta o papel das personagens na trama narrativa.
( ) Uma característica de O Homem Duplicado é a metalinguagem em que o autor discute e revela sua preocupação com o estudo da linguagem, principalmente a popular, que assume um papel relevante no texto.
( ) Nesse romance, há uma sobreposição de vozes. Há a predominância de uma voz narradora em terceira pessoa onisciente que cruza com uma voz em primeira pessoa.
( ) Em O Homem Duplicado, o duplo pode ser entendido como a semelhança apenas no aspecto físico entre as personagens Tertuliano e António Claro.
A sequência correta é:
a) F, V, V, F.
b) F, F, V, V.
c) V, V, F, F.
d) F, V, F, V.
Questão 03 - UFRGS 2012 - Preencha com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o romance História do Cerco de Lisboa, de José Saramago.
( ) Mogueime, ressaltando “o sangue que corria pelas ruas como um rio”, narra a violenta conquista de Santarém.
( ) Maria Sara, comovida com o relato de Raimundo Silva sobre barbáries que ocorriam durante o cerco, concorda em passar a noite na casa dele na primeira vez que o visita.
( ) Raimundo Silva relata que, acuados e famintos pelo longo cerco, os mouros foram forçados a comer até mesmo a carne dos cães de Lisboa.
( ) Afonso Henriques é enfrentado por Mogueime, que diz ao rei: “quem torto nasce nunca se endireita, não queirais que nasça torto Portugal”; assim, em nome da justiça, exige receber a parte do saque que fora combinada.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V – F – V – V.
b) F – F – V – V.
c) V – V – F – F.
d) V – F – V – F.
e) F – V – F – V.
GABARITO
01 - A
02 - A
03 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário