PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre O Homem duplicado, de José Saramago - com gabarito

Questão 01 - UnirG 2020 - José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em Língua Portuguesa, produz o protagonista Tertuliano Máximo Afonso no romance O Homem duplicado. Tal personagem é um professor de História que se sente infeliz na profissão e na vida pessoal. Uma das críticas socioestéticas da narrativa diz respeito 
a) à insensibilidade do enfoque disciplinar da matéria do professor perante as experiências variadas da vida. 
b) ao poder dos conteúdos matemáticos de estabelecer padrões de ordenamento da realidade cotidiana. 
c) à explicação dos manuais de Psicologia em relação à constituição da cultura europeia. 
d) ao projeto pedagógico universitário estabelecido para a educação portuguesa contemporânea.

Questão 02 - UnirG 2021/1 - Leia o comentário a seguir sobre O Homem Duplicado:
Em O HOMEM DUPLICADO, de José Saramago, o protagonista Tertuliano, ao assistir a um filme denominado Quem Porfia Mata a Caça, sugerido pelo professor de matemática, que é seu colega de trabalho, descobre que um dos atores é seu sósia. Então inicia uma busca obsessiva, louca e cheia de temores pela outra pessoa, que é um ator pouco conhecido. Dessa forma, sua grande preocupação transforma-se em obsessão: quem é o original e quem é meramente uma cópia. (Pequena síntese sobre o início da obra). 
Leia as afirmações sobre O Homem Duplicado e marque V ou F, considerando os elementos constitutivos da narrativa: 
( ) Usando uma trama labiríntica, Saramago aponta em seu romance um método detetivesco, no qual, por meio de coincidências simples e claras, aponta o papel das personagens na trama narrativa. 
( ) Uma característica de O Homem Duplicado é a metalinguagem em que o autor discute e revela sua preocupação com o estudo da linguagem, principalmente a popular, que assume um papel relevante no texto. 
( ) Nesse romance, há uma sobreposição de vozes. Há a predominância de uma voz narradora em terceira pessoa onisciente que cruza com uma voz em primeira pessoa. 
( ) Em O Homem Duplicado, o duplo pode ser entendido como a semelhança apenas no aspecto físico entre as personagens Tertuliano e António Claro. 
A sequência correta é: 
a) F, V, V, F. 
b) F, F, V, V. 
c) V, V, F, F. 
d) F, V, F, V.

Questão 03 - UFRGS 2012 - Preencha com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o romance História do Cerco de Lisboa, de José Saramago. 
( ) Mogueime, ressaltando “o sangue que corria pelas ruas como um rio”, narra a violenta conquista de Santarém. 
( ) Maria Sara, comovida com o relato de Raimundo Silva sobre barbáries que ocorriam durante o cerco, concorda em passar a noite na casa dele na primeira vez que o visita. 
( ) Raimundo Silva relata que, acuados e famintos pelo longo cerco, os mouros foram forçados a comer até mesmo a carne dos cães de Lisboa. 
( ) Afonso Henriques é enfrentado por Mogueime, que diz ao rei: “quem torto nasce nunca se endireita, não queirais que nasça torto Portugal”; assim, em nome da justiça, exige receber a parte do saque que fora combinada. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
a) V – F – V – V. 
b) F – F – V – V.
c) V – V – F – F. 
d) V – F – V – F. 
e) F – V – F – V.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - A

Nenhum comentário: