PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago - com gabarito

Questão 01 - ENEM 2017 - O homem disse, Está a chover, e depois, Quem é você, Não sou daqui, Anda à procura de comida, Sim, há quatro dias que não comemos, E como sabe que são quatro dias, É um cálculo, Está sozinha, Estou com o meu marido e uns companheiros, Quantos são, Ao todo, sete, Se estão a pensar em ficar conosco, tirem daí o sentido, já somos muitos, Só estamos de passagem, Donde vêm, Estivemos internados desde que a cegueira começou, Ah, sim, a quarentena, não serviu de nada, Por que diz isso, Deixaram-nos sair, Houve um incêndio e nesse momento percebemos que os soldados que nos vigiavam tinham desaparecido, E saíram, Sim, Os vossos soldados devem ter sido dos últimos a cegar, toda a gente está cega, Toda a gente, a cidade toda, o país,
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 
A cena retrata as experiências das personagens em um país atingido por uma epidemia. No diálogo, a violação de determinadas regras de pontuação 
a) revela uma incompatibilidade entre o sistema de pontuação convencional e a produção do gênero romance. 
b) provoca uma leitura equivocada das frases interrogativas e prejudica a verossimilhança. 
c) singulariza o estilo do autor e auxilia na representação do ambiente caótico. 
d) representa uma exceção às regras do sistema de pontuação canônica. 
e) colabora para a construção da identidade do narrador pouco escolarizado.

Questão 02 - UFGD 2012 - A respeito do enredo de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, assinale a alternativa correta. 
A) Dentro do manicômio, a rapariga de óculos escuros teme que os cegos possam se aproveitar do fato de ela não ter sido contaminada pela epidemia de cegueira. 
B) A mulher do primeiro cego é prostituta, e torna-se cega em um hotel. 
C) O primeiro cego morre por causa de infecção causada por uma ferida na perna. 
D) Com o intuito de acompanhar o marido ao isolamento, a mulher do médico mente para os homens da ambulância que vieram buscá-lo, dizendo que também está cega. 
E) Quando o médico e sua mulher chegam ao manicômio, o encontram lotado de cegos e suspeitos de contágio.

Questão 03 - UFU 2009/2 - Ensaio sobre a cegueira, de José Miguel Saramago, pode não ser uma obra-prima, acolhida com unanimidade pela crítica, mas tem despertado polêmica e incomodado a muitos por tratar de problemas da sociedade contemporânea. As opiniões da crítica alternam admiração e repúdio. Em meio a essa duplicidade, parece haver consenso quanto a algumas decisões de Saramago ao escrever sua narrativa. Neste sentido, assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO corresponde ao consenso da crítica sobre a narrativa de Saramago. 
a) Tratamento do elemento fantástico como metáfora política. 
b) Cura das epidemias sociais com a redenção dos fracos e oprimidos. 
c) Descrença absoluta no aprimoramento da sensibilidade humana 
d) Fim das ilusões perdidas de uma humanidade que caminha célere para o caos.

Questão 04 - WIG 2023/1 - Nele, uma epidemia leva a população a ficar cega e, como consequência, as estruturas sociais, políticas e econômicas que sustentavam o convívio são rapidamente destruídas, e a dita civilidade cede espaço à selvageria e ao horror.
a) Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
b) O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa
c) Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane
d) Lágrimas de bronze, de Danny Spínola

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - B
04 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...