FUVEST 2003 - A presença da temática indígena em Macunaíma, de Mário de Andrade, tanto participa _______, quanto representa uma retomada, com novos sentidos, _______. Mantida a seqüência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente por
a) do movimento modernista da Antropofagia / do Regionalismo da década de 30.
b) do interesse modernista pela arte primitiva / do Indianismo romântico.
c) do movimento modernista da Antropofagia / do Condoreirismo romântico.
d) da vanguarda estética do Naturalismo / do Indianismo romântico.
e) do interesse modernista pela arte primitiva / do Regionalismo da década de 30.
RESPOSTA:
Letra B.
A presença da temática indígena em Macunaíma (1928)
revela não só o interesse modernista pela arte primitiva, como também uma releitura crítica do indianismo
romântico. A corrente primitivista da vanguarda européia influencia a primeira geração modernista brasileira
(1922-1930), que rediscute os mitos brasileiros, dentre
eles o aborígine. Macunaíma, índio luxurioso, mentiroso, ávido e preguiçoso, dá um novo sentido ao indianismo da escola romântica, em que predominava o “bom
selvagem”, idealizado, europeizado. Mário de Andrade
e Oswald de Andrade criam, por assim dizer, a figura do
“mau selvagem”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário