FUVEST 2004 - Identifique a afirmação correta sobre A hora da estrela, de Clarice Lispector:
a) A força da temática social, centrada na miséria brasileira, afasta do livro as preocupações com a linguagem, freqüentes em outros escritores da mesma geração.
b) Se o discurso do narrador critica principalmente a própria literatura, as falas de Macabéa exprimem sobretudo as críticas da personagem às injustiças sociais.
c) O narrador retarda bastante o início da narração da história de Macabéa, vinculando esse adiamento a um autoquestionamento radical.
d) Os sofrimentos da migrante nordestina são realçados, no livro, pelo contraste entre suas desventuras na cidade grande e suas lembranças de uma infância pobre, mas vivida no aconchego familiar.
e) O estilo do livro é caracterizado, principalmente, pela oposição de duas variedades linguísticas: linguagem culta, literária, em contraste com um grande número de expressões regionais nordestinas.
RESPOSTA:
Letra C.
A Hora da Estrela inicia-se com uma extensa digressão de
seu narrador, Rodrigo S. M., que, apresentando-se como o
criador de Macabéa e escritor de sua história, começa por
propor algumas questões preliminares, especialmente metalinguísticas, sobre o ato de escrever, as limitações da linguagem e as relações entre ele (criador) e ela (sua criatura). Esse
veio é um dos aspectos nucleares do livro, que superpõe à
narrativa da vida de uma migrante nordestina um espesso
questionamento sobre o escrever e sobre o escritor. É nele
que se concentram os aspectos mais “clariceanos” de A
Hora da Estrela, conaturais à tendência da autora à introspecção radical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário