PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Questão de História - UNEMAT 2011/1 - O regime militar instaurado em 1964 estendeu-se por 21 anos, nos quais a presidência da República foi ocupada sucessivamente por generais

UNEMAT 2011/1 - O regime militar instaurado em 1964 estendeu-se por 21 anos, nos quais a presidência da República foi ocupada sucessivamente por generais do exército. Sobre o período da Ditadura Militar no Brasil de 1964 – 1985, assinale a alternativa correta. 
a) Em relação aos movimentos de guerrilha, podemos afirmar que o movimento que durou mais tempo foi o do Araguaia, talvez porque seus participantes ligados ao PC do B (Partido Comunista do Brasil), dissidência do PCB (Partido Comunista Brasileiro) tenham conseguido obter apoio da população local. 
b) Foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP. O Estado brasileiro crescia e suas atribuições aumentavam inclusive com intervenção e controle cada vez maiores na economia. 
c) Na época, ocorreu o episódio de Olga Benário, mulher de Prestes, alemã de nascimento e agente soviética no Brasil, que, presa junto com o marido, provocou comoção ao ser deportada, grávida, para a Alemanha nazista, onde foi confinada em um campo de concentração. Poucos anos depois da prisão, foi assassinada na câmara de gás do campo de Ravensbrück. 
d) As ruas e avenidas elegantes foram tomadas de assalto. Barricadas foram erguidas e, durante uma semana, a capital da república, Rio de Janeiro, foi palco de violentos combates, até que as forças da polícia e do exército conseguiram reprimir os rebeldes. Um dos agentes deste movimento foi Oswaldo Cruz. 
e) O ponto mais alto do intervencionismo foi o Plano Salte. Constituía uma tentativa de conter os gastos do governo, especialmente nas áreas da saúde, alimentação, transporte e energia.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...