PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 1 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Laços de família, de Clarice Lispector - com gabarito

Questão 01 - COLUNI 2012 - Com relação à construção das narrativas de Laços de família, de Clarice Lispector, é CORRETO afirmar que: 
a) a marca temporal dos contos é, preferencialmente, de ordem cronológica, o que se verifica pela nítida preocupação em narrar fatos sequenciais. 
b) a autora usa sempre mulheres como narradoras de suas histórias, o que garante uma sensibilidade feminina à obra, ou seja, uma visão da mulher sobre a família e a sociedade. 
c) a autora optou por usar sempre narradores(as) em primeira pessoa, o que garante maior possibilidade de investigação psicológica no decorrer da narrativa. 
d) as falas em discurso direto não são frequentes, uma vez que a ênfase das narrativas não está no diálogo que se estabelece na interação entre os sujeitos, mas sim em reflexões pessoais/íntimas.

Questão 02 - COLUNI 2012 - Levando-se em consideração o universo representado em todos os contos de Laços de família, percebe-se que os laços familiares são constituídos, a princípio, de afeto, carinho e cuidado, sentimentos esses que acabam por se manifestar também sob a crença de pertencimento e domínio entre membros do círculo familiar. O trecho que melhor evidencia essa constante da obra é: 
a) “E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade do nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor. (...) No coração de cada membro da família nasceu, nostálgico, o desejo de ter para si aquela coisa miúda e indomável, aquela coisa salva de ser comida, aquela fonte permanente de caridade.” (trecho do conto A menor mulher do mundo, p. 71 e 72) 
b) “Não olhava para ninguém. Contrita como no dia em que no meio de todo o mundo tudo o que tinha na bolsa caíra no chão e tudo que tivera valor enquanto secreto na bolsa, ao ser exposto na poeira da rua, revelara a mesquinharia de uma vida íntima de precauções: pó de arroz, recibo, caneta-tinteiro, ela recolhendo do meio-fio os andaimes de sua vida.” (trecho do conto O búfalo, p. 129 e 130) 
c) “Sentado na chapada, sua cabeça matemática estava fria e inteligente. Só agora ele parecia compreender, em toda sua gélida plenitude, que fizera com o cão algo realmente impune e para sempre. Pois ainda não haviam inventado castigo para os grandes crimes disfarçados e para as profundas traições. Um Homem ainda conseguia ser mais esperto que o Juízo Final.” (trecho do conto O crime do professor de matemática, p. 124) 
d) “— Você não é uma mulher e todo salto é de madeira. Até que, assim como uma pessoa engorda, ela deixou, sem saber por que processo, de ser preciosa. Há uma obscura lei que faz com que se proteja o ovo até que nasça o pinto, pássaro de fogo. E ela ganhou os sapatos novos.” (trecho do conto Preciosidade, p. 93)

Questão 03 - UNIEVA 2015/2 - Leia o texto a seguir. 
Há um velho equívoco sobre a palavra amor, e, se muitos filhos nascem desse equívoco, tantos outros perderam o único instante de nascer apenas por causa de uma suscetibilidade que exige que seja de mim, de mim! que se goste, e não de meu dinheiro. 
LISPECTOR, Clarice. A menor mulher do mundo. In. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. p. 72. 
Para o narrador do fragmento apresentado, não haveria incompatibilidade entre 
a) amore interesse financeiro. 
b) paixão e ódio. 
c) nascimento e morte física. 
d) gosto e desgosto.

Questão 04 - UFGD 2014 - Aponte a alternativa que apresenta características ou elementos temáticos presentes na obra “Laços de Família” de Clarice Lispector. 
a) Fluxo de consciência, desencanto, questionamento das convenções sociais, cotidiano da classe média. b) Narrador oniciente, ceticismo, erotismo, luta de classes. 
c) Exame de consciência, conformismo, relações de poder, cotidiano da classe operária. 
d) Narrativa em primeira pessoa, lirismo, papel da mulher na sociedade, consciência de classe. 
e) Fragmentos de narrativa, proselitismo, comédia de costumes, fatos das colunas sociais.

Questão 05 - FACASPER 2012 - Sobre Laços de família, de Clarice Lispector, é correto afirmar que: 
a) A autora trata de uma realidade criada, acidentalmente situada em uma região precisa, através da qual os personagens são vistos como seres fatalmente cercados pela violência e pela desgraça. 
b) O conflito espiritual e a introspecção compreendem a tônica dos contos, nos quais os personagens desnudam-se diante do leitor, arrancados que foram de sua dolorosa solidão. 
c) A autora articula os problemas sociais do tempo com os grandes e eternos problemas do homem, voltando seus olhos para a burguesia, classe que vive cotidianamente a experiência do ódio, da piedade, da caridade e do egoísmo. 
d) Os contos expressam uma visão penetrante das situações familiares, sobre as quais a autora projeta um olhar simultaneamente demorado e instantâneo, procurando captar as reações íntimas das personagens. 
e) Contista da linha introspectiva, levando a problemática do homem ao extremo limite, a autora explora enredos de aparência simples, no geral acontecendo no meio do agreste, mas de grande complexidade subjetiva e simbólica.

Questão 06 - FACASPER 2011 - Sobre Laços de família, de Clarice Lispector, é correto afirmar que: 
a) A ação básica da personagem do conto Amor é a de desprender-se da realidade e mergulhar em uma outra, com a subsequente e inevitável volta ao curso normal da trivialidade, mas já sob o estigma da mudança propiciada pela vivência paradoxal do melhor e do pior. 
b) O exercício de linguagem proposto no conto Uma galinha serve de instrumento para atingir o segredo da personagem-título e revelá-lo. Assim, especulando sobre o pior e o melhor da condição humana, a autora trata verdadeiramente da agonia de um animal. 
c) As personagens do conto Feliz aniversário entram no território do imaginário e defrontam-se com a fantasia e a invenção de si mesmas, do outro e do mundo, zona extraordinária em que experimentam a verdade sem sair da experiência do cotidiano. 
d) A personagem do conto O búfalo tenta escapar dos laços institucionalizados que cerceiam a manifestação de uma identidade mais autêntica, desejando encontrar a felicidade na livre expressão do amor. 
e) No conto A imitação da rosa, há um acentuado pendor para as elucubrações de ordem teológica, filosófica e metafísica, nascidas do tema e das personagens bíblicas, que a autora usa dissimuladamente.

Questão 07 - UniCesumar 2018 - Os contos de Laços de família, de Clarice Lispector, têm em comum 
a) o viés da sátira de costumes, com o objetivo de delinear os comportamentos estereotípicos da família brasileira por meio de um discurso cômico. 
b) a caracterização de personagens excêntricas, com rotinas e comportamentos considerados inverossímeis à época de publicação do livro. 
c) o foco narrativo sem acesso ao interior das personagens, favorecendo o distanciamento necessário para o leitor assumir uma postura crítica. 
d) os enredos centrados mais na dimensão simbólica das experiências pessoais do que na sequência factual e realista dos eventos. 
e) a apresentação de mulheres na condição de protagonistas, uma vez que o livro inaugura a literatura de engajamento feminista, na década de 1960.

Questão 08 - UPF 2015 - Nos contos de Laços de família, de Clarice Lispector, o foco narrativo ___________ ajusta-se perfeitamente à representação dos conflitos internos das personagens, quase sempre desencadeados por ___________ Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmação anterior. 
a) do narrador-protagonista / casos de infidelidade conjugal. 
b) da onisciência seletiva / pequenos incidentes do cotidiano. 
c) do “eu” como testemunha / disputas fratricidas pela herança paterna. 
d) do narrador-protagonista / pequenos incidentes do cotidiano. 
e) do “eu” como testemunha / casos de infidelidade conjugal.

Questão 09 - UNIP 2022 - Em relação ao conto “A imitação da rosa”, da coletânea Laços de família, publicada por Clarice Lispector em 1960, assinale a alternativa correta. 
a) O conto “A imitação da rosa”, assim como os demais contos da coletânea Laços de família, é narrado em terceira pessoa, sendo o foco narrativo caracterizado como onisciência seletiva, em que o narrador, fazendo uso do discurso indireto livre, se detém nos pensamentos da personagem central, como se estivesse alojado em sua mente. 
b) Como sugere o título do conto, a história se passa em um jardim botânico, onde a protagonista Ana se depara com as leis da natureza, caracterizadas por uma vida intensa e imprevisível, em contraponto às leis da sociedade, representadas pelo cego mascando chicletes. 
c) Nesse conto, o estar “bem” se opõe à loucura, o que implica, no nível da protagonista, uma oposição entre a Laura metódica e “chatinha” e a Laura “superhumana”, “luminosa e inalcançável” em seu “isolamento brilhante”. Assim, do ponto de vista da narrativa, o estar “bem” se relaciona ao enquadramento às normas sociais, enquanto a loucura surge como signo de libertação. 
d) Nesse conto, a personagem central, que não recebe nome na narrativa, ao se deparar com um búfalo e encontrar o ódio em seu olhar, vivencia um processo epifânico, isto é, uma iluminação interior que a conduz à reflexão sobre a própria condição, o que é relatado de forma semelhante à situação descrita no conto “Amor”. 
e) Em tal conto, para caracterizar a personalidade apagada de Carlota, o narrador explora a cor marrom: “Os olhos marrons, os cabelos marrons, a pele morena e suave”, o “vestido marrom com gola de renda verdadeira”, de modo a representar o retrato social da mulher casada e submissa ao homem.

Questão 10 - ITA 2004 - O livro de contos Laços de família, de Clarice Lispector, reúne textos que, em geral, apresentam 
a) dramas femininos relacionados ao adultério. 
b) personagens femininas envolvidas com reflexões pessoais desencadeadas por um fato inusitado. 
c) dramas femininos ligados exclusivamente ao problema da solidão. 
d) personagens femininas lutando por causas sociais. 
e) personagens femininas preocupadas com o amor à família.

Questão 11 - FMABC 2018 - Considere as seguintes afirmações sobre contos do livro Laços de família, de Clarice Lispector. 
I. Em “Feliz aniversário”, os laços familiares estreitam-se, de modo comovente, por conta do reconhecimento amoroso que todos tributam à figura da velha matriarca, homenageada em seu posto de honra, na ponta da mesa. 
II. Em “O crime do professor de matemática”, a questão central é a do sentimento de culpa e a da tentativa de sua expiação, que se fazem representar no enterro de um cão de rua. 
III. Em “Amor” e “A imitação da rosa”, esposas decididas tomam a si o desafio de insurgir-se contra a rotina familiar que lhes impõe o estatuto patriarcal. É inteiramente procedente o que se afirma APENAS em 
a) I e II. 
b) II e III. 
c) I. 
d) II. 
e) III.

GABARITO
01 - D
02 - A
03 - A
04 - A
05 - D
06 - A
07 - D
08 - B
09 - C
10 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...