PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 1 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre A morte de Ivan Ilitch, de Leon Tolstói - com gabarito

Questão 01 - IMEPAC 2013/1 - Considerando o foco narrativo enquanto elemento estruturador da obra literária A morte de Ivan Ilitch, de Leon Tolstói, assinale a alternativa CORRETA. 
a) O autor organiza uma narrativa na 1ª pessoa para que o leitor possa se sentir mais envolvido, estimulado e sensibilizado pelo enredo, percebendo-se então como protagonista. 
b) O autor elabora uma narrativa em 3ª pessoa para conseguir avaliar o passado e o presente do protagonista, incitando assim o surgimento de ponderações e constatações. 
c) O autor proporciona uma narrativa em 3ª pessoa para ter uma visão subjetiva e, assim, narrar apenas os fatos que passam pelo filtro da emoção e da percepção do protagonista. 
d) O autor dispõe uma narrativa em 1ª pessoa para conseguir convencer o leitor de que a história poderia acontecer com qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo. 

Questão 02 - IMEPAC 2013/1 - Sobre a obra A morte de Ivan Ilitch, de Leon Tolstói, assinale a alternativa CORRETA. 
a) Na obra, o leitor encontra um relato a investigar e revelar a atormentada consciência do juiz Ivan Ilitch, que percebe já no fim de sua vida a futilidade do modelo de vida que levava e o mundo de aparências que o dominava. 
b) Na obra, o leitor descobre a força do ser humano representado pelo juiz Ivan Ilitch e suas possibilidades de superar os problemas cotidianos gerados pelo governo, obtendo enfim a felicidade em uma sociedade intransigente. 
c) Na obra, o autor entende ser necessário oferecer ao leitor um retrato fiel do mundo corrupto e degradado da União Soviética, naquele momento sofrendo agudamente pelos atos ilegais de seus juízes de Direito, como exemplificado pelo juiz Ivan Ilitch. 
d) Na obra, o autor indica que a confiança na religião cristã praticada pelo juiz Ivan Ilitch é o único recurso capaz de curar os males de uma civilização fútil, preocupada apenas com as aparências e com a acumulação de capital.

Questão 03 - UFU 2013/2 - Ivan Ilitch via que estava morrendo e desesperava-se. No fundo do coração sabia que estava indo embora e, longe de acostumar-se com a ideia, simplesmente não conseguia entendê-la. 
TOLSTÓI, Leon. A morte de Ivan Ilitch. Porto Alegre: L&PM, 1999. p. 68. 
Na obra A morte de Ivan Ilitch, de Tolstói, de onde o trecho acima foi recortado, 
a) a agonia e a morte de um burocrata de carreira, com uma moléstia incurável, irá revelar a medicina do século XIX como desumana e contraditória, com médicos insensíveis e despreparados, o que torna tal narrativa mais atual que nunca. 
b) o autor denuncia, com forte viés político, o despreparo dos médicos ao lidar com pacientes terminais, já que, com a Revolução Russa, a medicina entra em rápido declínio. 
c) defende-se de forma panfletária a tese de que, embora a medicina do período czarista fosse uma das melhores da Europa, os médicos não estavam preparados para lidar com o câncer. 
d) reconhece-se o ideal humanista do autor, a favor de uma vida simples, em contato com a natureza, já que a vida agitada e poluída do mundo industrial levava à loucura e à morte.

Questão 04 - UFU 2014/2 - A história de vida de Ivan Ilitch foi das mais simples, das mais comuns e portanto das mais terríveis. 
TOLSTOI, Leon. A morte de Ivan Ilitch. Porto Alegre: LPM, 1999, p.20. 
Em A morte de Ivan Ilitch, 
a) o protagonista é um aldeão russo, criado de uma família burguesa, que, acometido pelo câncer, perde seus bens, sendo, por isso, abandonado pela mulher e filha. 
b) o protagonista é um juiz russo, pequeno burguês, funcionário público que, depois de contrair uma doença terminal, passou seus últimos dias em meio à dor e às reflexões filosóficas. 
c) romance epistolar, o autor enfoca, por meio de cartas, a agonia dos momentos finais de um eficiente funcionário público, acometido por um câncer e abandonado por todos. 
d) o autor, por meio de um romance de tese, enfoca um juiz russo engajado, que, acometido pelo câncer, desilude-se da teoria marxista de luta de classes.

Questão 05 - UFU 2012/2 - —Senhores — exclamou.— Morreu Ivan Ilitch. 
—Não é possível! 
—Está aqui. Pode ler — disse Piotr Ivanovich, passando o jornal que ainda cheirava a tinta a Fiodr Vassilyevich. 
TOLSTOI, L. A morte de Ivan Ilitch. Porto Alegre: L&PM, 1999, p. 5. 
Em relação ao diálogo acima, depreende-se que 
a) os colegas da repartição, depois de algumas horas de discussão sobre o falecimento do amigo, procuram a esposa e a filha de Ivan Ilitch, propondo o pagamento de todo o velório, atitude que, aliás, emocionou toda a família durante o féretro. 
b) os colegas de Ivan Ilitch, ao lerem no jornal sobre sua morte, num primeiro momento, não se compadecem do amigo, mas reagem de forma pragmática e egoísta, pensando unicamente nas promoções e transferências que o cargo proporcionaria 
c) A Morte de Ivan Ilitch é um das narrativas mais importantes de Leon Tolstoi, que a escreveu como forma de elogio à amizade incondicional que pode nascer entre colegas que convivem no mesmo ambiente áspero de trabalho. 
d) todos os amigos da repartição, ao saberem da morte de Ivan Ilitch pelo jornal, ficam desnorteados e aflitos, mas, como são viciados em jogos, tal fato não os impede de jogar uma partida de pôquer, antes mesmo de se dirigirem ao velório

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - A
04 - B
05 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...