PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Exercícios de História sobre o Apartheid - com gabarito

Questão 01 - FDF 2014 - O apartheid, regime que vigorou na África do Sul entre 1948 e o princípio da década de 1990, foi 
a) um conjunto de leis racistas, que facilitavam o acesso dos negros às atividades de educação e cultura. 
b) uma herança da colonização inglesa, que submetia o governo local às ordens e determinações da Coroa britânica. 
c) um esforço de reorganização da sociedade, que buscava superar os conflitos e divergências políticas internas. 
d) uma forma de integração racial, após séculos de hegemonia europeia e de predomínio político e social da elite branca. 
e) um sistema de segregação racial, que separava negros e brancos e justificava atos e medidas racistas.

Questão 02 - FDF 2016 - O chamado apartheid, na África do Sul, foi 
a) o processo de superação das disputas políticas e étnicas, entre os vários grupos que colonizaram o país 
b) um regime de segregação racial, imposto pela minoria branca e que se manteve em vigor até as últimas décadas do século XX. 
c) uma mobilização internacional, desenvolvida na metade do século XX, em defesa do fim dos preconceitos raciais no país. 
d) a eliminação das barreiras diplomáticas e comerciais, impostas pela ONU até que se encerrassem as perseguições religiosas no país.

Questão 03 - UNIVAG 2018/2 - Em poucas palavras, é possível resumir a década de 1960, na África do Sul, como de pleno êxito do apartheid africânder, ou seja, de um poder que criou e manteve uma sociedade segmentada, extremamente desigual e hierarquizada. (Leila Leite Hernández. A África na sala de aula, 2005.) 
A situação da África do Sul apresentada no texto revela 
a) a estratégia de autoproteção dos povos nativos da região, que preferiam viver isolados dos estrangeiros. 
b) a ascensão de um regime de defesa dos interesses dos africanos, que acabavam de se libertar do domínio britânico. 
c) a plena consolidação de um modelo de segregação racial e social, que só foi rompido três décadas depois. 
d) a hegemonia dos líderes políticos tradicionais, que controlavam a região desde antes da colonização. 
e) a persistência do escravismo no continente, que fornecia mão de obra para a América colonial.

Questão 04 - UVA 2020/2 - Apartheid é um termo que define a política de segregação racial e territorial, que tem como objetivo separar as diferentes “raças' existentes em um território. 
Até o início da década de 1990, o pais em que esta política prevaleceu fortemente foi: 
a) Sudão. 
b) Namíbia. 
c) África do Sul. 
d) República Popular do Congo.

Questão 05 - Unichristus 2018 - Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/ nelson-mandela.htm. Acesso em: 4 ago. 2018. 
No contexto descrito da política do apartheid, conclui-se que 
A) o apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul. 
B) a segregação racial na África do Sul não existia no século XIX, foi introduzida como política oficial após o término da Guerra Fria. 
C) o movimento antiapartheid, desde 1948, teve o apoio dos governos colonialistas com a bandeira da defesa dos Direitos Humanos. 
D) a oposição ao apartheid propunha uma guerra de resistência com práticas terroristas apoiadas pelos regimes fascistas. 
E) Mandela defendia o movimento antiapartheid com táticas violentas seguindo a ideologia de Gandhi.

Questão 06 - UECE 2014/2 - Apartheid é um termo usado a partir de 1962, na África do Sul, para designar a política de segregação racial e o sistema institucional e social em que tal política é expressa. O fim dessa política só foi possível graças ao diálogo estabelecido entre 
a) Bill Clinton e Thabo Mbek. 
b) F.W. de Klerk e Nelson Mandela. 
c) William Pitt e Tutu Desmond. 
d) Margareth Thatcher e Jacob Zuma.

Questão 07 - PUC-Rio 2015/2 - O Apartheid foi uma política de segregação racial adotada pela República da África do Sul na segunda metade do século XX (1948-1994). Sobre esse período, analise as afirmativas abaixo: 
I. Nas cidades a população negra era proibida de manter negócios em áreas destinadas aos brancos, assim como era impedida de circular livremente. 
II. Os negros eram excluídos do governo nacional e não podiam votar, exceto em eleições para instituições voltadas para a população negra, que não tinham qualquer poder de fato. 
III. A política de segregação isolava a população negra em guetos e realizava uma política de miscigenação da população negra como forma de garantir a dominação branca. 
IV. A maioria das terras produtivas foi destinada à população branca o que resultou no confisco da propriedade e na remoção forçada de milhões de negros. 
Assinale: 
a) Se somente as afirmativas I e II e III estiverem corretas. 
b) Se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. 
c) Se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. 
d) Se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. 
e) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questão 08 - UNESP 2010/2 - No início dos anos 1990, o presidente Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul. Esta política racista 
a) prevaleceu durante toda a história independente do país e assegurou o convívio harmonioso de brancos e negros sulafricanos. 
b) foi implantada após o final da Segunda Guerra Mundial e prolongou o domínio britânico sobre o país por mais cinquenta anos. 
c) vigorou por mais de quarenta anos e foi um dos instrumentos da minoria branca sul-africana para se impor à maioria negra. 
d) foi encerrada apesar do amplo apoio internacional e revelou a dificuldade dos africanos de solidificarem suas instituições políticas. 
e) determinou o prevalecimento socioeconômico de uma elite mestiça e aprofundou as relações interraciais no país.

Questão 09 - FUVEST 2019 - Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo dessa modalidade esportiva ao vencer a equipe da Nova Zelândia por 15 a 12, na cidade de Johannesburgo. O capitão sul-africano, François Pienaar, recebeu a taça destinada à seleção campeã das mãos de Nelson Mandela. Esse acontecimento esportivo 
a) é um dos marcos do fim do Apartheid, devido à constituição de uma primeira seleção multirracial representando a África do Sul. 
b) tornou-se uma das justificativas para o veto à participação da África do Sul em eventos esportivos devido à proibição da presença de atletas brancos. 
c) permitiu a vitória eleitoral de Mandela, apoiado massivamente pelos bôeres insuflados pelo nacionalismo sul-africano. 
d) desencadeou uma série de conflitos raciais entre negros e brancos devido às rivalidades entre os atletas da seleção sul-africana. 
e) foi realizado graças a um esforço conjunto de Nelson Mandela e de Frederik de Klerk, agraciados, por isso, com o prêmio Nobel da Paz.

Questão 10 - UERJ 2018/2 - Tínhamos a incumbência de reelaborar nosso passado sombrio, contribuindo assim para tratar um povo traumatizado e ferido. Uma tarefa grandiosa, já que todos os sul-africanos tinham suas lesões. Queríamos obter a unidade da nação e a reconciliação. DESMOND TUTU Adaptado de dw.com, 29/10/2008. 
O arcebispo Desmond Tutu dirigiu a Comissão da Verdade na África do Sul, entre 1996 e 1998, durante o governo do presidente Nelson Mandela. 
Ao propor “a unidade da nação e a reconciliação”, o arcebispo buscava enfrentar os problemas causados pela vigência do regime de: 
a) segregação racial 
b) natureza totalitária 
c) ordenamento cultural 
d) disciplinarização social

Questão 11 - UNIFESP 2008 - Nelson Mandela, ex-presidente da República da África do Sul (1994-2000), ganhou o prêmio Nobel da Paz, em conjunto com Frederik de Klerk, em 1993, e hoje é nome de rua em Paris, Rio de Janeiro, Dacar e em Dar Es-Salam; é nome de praça em Salvador, Haia, Glasgow e em Valência; é nome de escola em Bangalore, Berlim, Birmingham e em Baton Rouge. Essa extraordinária popularidade de Nelson Mandela deve- se, sobretudo, 
A) aos vinte anos que passou injustamente encarcerado pelo regime racista então vigente na África do Sul. 
B) à sua campanha incansável em favor dos milhões de africanos vitimados pela Aids e deixados sem assistência. 
C) ao fim, negociado e sem revanchismo, do regime do apartheid e ao seu desprendimento com relação ao poder. 
D) à sua luta contra o imperialismo e em favor da independência de todos os países do continente africano. 
E) ao seu êxito em implantar na África do Sul um programa educacional que eliminou o analfabetismo do país.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - C
04 - C
05 - A
06 - B
07 - C
08 - C
09 - A
10 - A
11 - C

Nenhum comentário: