PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Revolta de Felipe dos Santos ou Revolta de Vila Rica (Minas Gerais, 1720)

A Revolta de Felipe dos Santos ocorreu devido à rigidez metropolitana na elaboração de instrumentos eficazes para a cobrança tributária na região das Minas. Sua origem está relacionada à proibição da circulação de ouro em pó por parte da Coroa portuguesa no ano de 1720.

Nesse período, foi determinada a transformação de todo ouro circulante em barras nas casas de fundição, evitando a sonegação do quinto, imposto referente a 20% da produção aurífera. A notícia da implantação das casas de fundição e da proibição da circulação do ouro em pó, demonstrando um Estado português cada vez mais atuante e mercantilista no trato com as Minas, levou à eclosão de um levante armado que contou com a participação de, aproximadamente, dois mil mineradores e teve a liderança de Pascoal da Silva Guimarães, rico português que sofria as pressões do fisco da Coroa. A Revolta de Vila Rica se voltou contra o conde de Assumar, governador recém-chegado a Minas e conduzido ao cargo com o intuito de impor as ordens vindas de Portugal.

O governador, não podendo reagir imediatamente contra os revoltosos, já que não detinha força militar para restabelecer a ordem, aceitou as reivindicações dos mineradores contra as leis metropolitanas. Porém, assim que conseguiu tropas suficientes, o conde de Assumar massacrou os revoltosos e ordenou a queima de suas casas. Felipe dos Santos, português pobre e considerado uma das lideranças dos setores menos favorecidos do movimento, foi condenado à morte, sendo enforcado e esquartejado em plena Vila Rica, como demonstração de força da Coroa portuguesa. As casas de fundição foram efetivamente implantadas em 1724, e a capitania de Minas foi separada da capitania de São Paulo, com o intuito de ampliar o controle administrativo na região.

A Revolta de Vila Rica representou um prelúdio do atrito entre colonos e metrópole no conturbado universo social da mineração, repleto de crises e conflitos, que culminou na tentativa de sedição ocorrida em 1789 com a Inconfidência Mineira.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...