PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Produção de tecnologia e os tecnopolos

Os tecnopolos são áreas nas quais se concentram universidades e empresas que promovem pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias de ponta – principalmente nos setores de informática, robótica, comunicação, aeroespacial e biotecnologia –, além de mão de obra altamente qualificada, como pesquisadores, professores universitários e especialistas de diversas áreas do conhecimento. Os tecnopolos representam para as indústrias da Terceira Revolução Industrial o mesmo que as jazidas carboníferas representaram para as primeiras unidades fabris.

O mais conhecido e dinâmico tecnopolo do mundo é o Vale do Silício (Silicon Valley), localizado na Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. Implantado na década de 1950, é uma importante área de inovação científica e tecnológica, destacando-se na eletrônica e na informática, com o desenvolvimento de softwares, serviços de internet e produção de chips.

A produção de tecnologia e conhecimento também ocorre de forma muito desigual. Países que apresentam economias mais desenvolvidas são, de modo geral, os que mais investem em pesquisa e desenvolvimento.

Nenhum comentário: