PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O papel da internet na sociedade de controle

Para assegurar essa flexibilização, foram criados dispositivos que permitem um controle contínuo dos sujeitos. A internet desempenha um papel fundamental no funcionamento desses dispositivos.

Toda a atividade de um indivíduo na internet pode ser registrada e controlada. É possível identificar os sites visitados, as pesquisas feitas em mecanismos de busca, as conversas e as interações em redes sociais, os locais onde a internet foi acessada, a forma como foram feitas transações bancárias, entre muitas outras informações.

Tudo isso permite, de acordo com as teorias de Deleuze, criar uma vigilância irrestrita. Essa vigilância pode ser usada para penalizar indivíduos que contestam a ordem bem como disseminar ideias, saberes e informações que naturalizam a ideia de que todos devem estar o tempo todo disponíveis para atender às necessidades produtivas do capitalismo.

Um exemplo é o papel que a internet desempenha na “dissolução das fronteiras entre tempo privado e profissional, entre trabalho e consumo”, o que significa que, muitas vezes, não há separação clara entre a jornada de trabalho diária e o tempo de descanso. Muitos trabalhadores utilizam a internet para continuar resolvendo questões profissionais, mesmo quando estão fora de seu horário de trabalho. Esse processo de flexibilização só se tornou possível graças ao desenvolvimento de ferramentas digitais que permitem levar o trabalho para dentro das moradias dos indivíduos.

Nessa perspectiva, a cultura que se cria na internet não é tanto baseada na ideia de colaboração, mas na criação de formas cada vez mais complexas de controle da vida dos indivíduos.

Nenhum comentário: