PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O impacto da internet na cultura

O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação ao longo do tempo provocou mudanças nas práticas culturais. Novas experiências foram incorporadas ao cotidiano das pessoas ou popularizadas, como o hábito de ler romances, após o advento da imprensa, ou de ir ao cinema, depois da criação da indústria cinematográfica.

Contudo, esse processo algumas vezes resulta na destruição ou no enfraquecimento de práticas culturais tradicionais, promovendo processos de homogeneização cultural. Em geral, há uma relação de mão dupla entre desenvolvimento dos meios de comunicação e cultura.

Com a popularização da internet, a partir da década de 1990, não foi diferente. As pessoas começaram a criar formas de expressão como memes, emoticons, stickers e gifs, que atualmente estão muito disseminadas na comunicação cotidiana.

Além disso, a internet provocou mudanças na própria maneira como as pessoas se comunicam, transformando radicalmente as relações interpessoais. Durante muitos séculos, as cartas eram a principal forma de comunicação entre pessoas que se encontravam distantes umas das outras. A comunicação podia levar meses, sobretudo se essas pessoas estivessem em continentes diferentes.

Com a invenção do telefone e do fax, as distâncias foram encurtadas, mas a internet ampliou enormemente as possibilidades de comunicação entre as pessoas. Ela tornou possível enviar mensagens instantâneas para qualquer parte do planeta.

Atualmente, vivemos em um mundo no qual praticamente não há mais limites de tempo e espaço para a comunicação humana, o que provoca profundas mudanças no modo de viver da sociedade, trazendo inúmeros benefícios, mas também malefícios. Alguns pesquisadores defendem, por exemplo, que o uso excessivo de meios de comunicação digitais contribui para ampliar os níveis de estresse e de ansiedade das pessoas.

Nenhum comentário: