A palavra cultura é muito utilizada em nosso cotidiano. Frequentemente, nós a utilizamos para nos referir a produções artísticas variadas, como músicas, filmes, livros, histórias em quadrinhos, pinturas, esculturas, entre outras. Porém, o conceito de cultura tem um significado muito mais amplo.
Esse termo se refere a todo tipo de prática que transforma o meio em que seres humanos vivem. Assim, as técnicas de trabalho, as ferramentas e tecnologias, os saberes e tradições, os costumes e hábitos, a forma como as pessoas interagem, são todas manifestações das culturas humanas.
Ao longo do tempo e em diferentes espaços, as culturas humanas variaram enormemente. Sociedades e grupos humanos criaram culturas próprias, a partir de suas necessidades e modos de organização. Além disso, diferentes culturas estabelecem relações entre si, o que provoca transformações e o surgimento de novas práticas culturais.
Esse processo de troca cultural foi possibilitado, em diferentes períodos da história humana, por deslocamentos populacionais e trocas comerciais entre diferentes culturas. Além disso, o desenvolvimento de diferentes meios de comunicação impulsionou essas trocas.
Nesse processo, a invenção e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação tiveram grande importância. A invenção da prensa, no século XV, do rádio, do telefone, da televisão e da internet, ao longo dos séculos XIX e XX, marcaram e marcam a forma como as sociedades humanas promovem trocas culturais.
Atualmente, a utilização de aparelhos celulares, conectados à internet, possibilita uma integração instantânea entre pessoas de qualquer região do planeta, promovendo intensas trocas culturais. Conhecer brevemente a história desse processo pode nos ajudar a refletir sobre o mundo em que vivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário