Questão 01 - Os agentes de formação do relevo reúnem uma série de elementos físicos e naturais que altera o modelado da superfície terrestre, fazendo com que ela modifique as suas estruturas, ganhe novas formas e sofra diferentes impactos ao longo do tempo. De certa forma, podemos dizer que tudo o que vemos na superfície é fruto direto ou indireto da ação de algum agente transformador do relevo. Entre os elementos abaixo apresentados, NÃO é um agente de formação do relevo:
a) a água
b) o vento
c) os seres vivos
d) os eventos climáticos e meteorológicos
e) a paisagem
Questão 02 - O relevo é constantemente alterado por vetores que atuam por diferentes origens. Os agentes de sua transformação são classificados em: agentes internos ou endógenos e agentes externos ou exógenos. Assinale os parênteses a seguir com I para indicar a ação de um agente interno e com E para indicar um agente externo de formação do relevo.
( ) o vulcão entrou em erupção e modificou a morfologia local.
( ) os ventos desgastaram as formações rochosas.
( ) as águas da última chuva causaram estragos na superfície da cidade.
( ) acabou de ocorrer um forte abalo sísmico no território do Chile.
( ) água mole, pedra dura: tanto bate até que fura.
Questão 03 - A gênese das formações rochosas está relacionada com os seus respectivos processos de renovação, os quais ocorrem graças ao desgaste ou decomposição das rochas pelos agentes internos e externos de formação do relevo. Relacione a primeira coluna com a segunda, buscando identificar quais desses agentes atuam no processo de formação dos diferentes tipos de rochas.
Coluna 01
(1) Agentes internos
(2) Agentes externos
Coluna 02
( ) Rochas Ígneas
( ) Rochas Sedimentares
( ) Rochas Metamórficas
Questão 04 - (IFG) [...] causado pela água das chuvas, tem abrangência em quase toda a superfície terrestre, em especial nas áreas com clima tropical, cujos totais pluviométricos são bem mais elevados do que em outras regiões do planeta. O processo tende a se acelerar à medida que mais terras são desmatadas [...] uma vez que os solos ficam desprotegidos da cobertura vegetal e, consequentemente, as chuvas incidem direto sobre a superfície dos terrenos. GUERRA, A. J. T. Geomorfologia urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. O texto descreve um processo que pode ser acelerado com:
a) a manutenção da vegetação.
b) a construção de curvas de nível.
c) o planejamento urbano e ambiental.
d) o aumento da matéria orgânica do solo.
e) a construção nas encostas de morros.
GABARITO
01 - E
02 -
(I) – o vulcanismo representa um agente interno de formação do relevo, pois o magma advém do interior da Terra.
(E) – os ventos são agentes externos, pois surgem e atuam acima da superfície.
(E) – as chuvas e qualquer evento meteorológico constituem um agente externo.
(I) – os terremotos possuem seu hipocentro sempre nas camadas inferiores da crosta terrestre.
(E) – a ação da água costuma ocorrer na superfície terrestre.
03 -
(1) – As rochas ígneas são formadas pela solidificação do magma, que emerge por meio do vulcanismo ou por meio de intrusões no interior da Terra.
(2) – Só existem rochas sedimentares graças à formação dos sedimentos, estes oriundos do desgaste das rochas preexistentes pelos agentes externos de transformação do relevo.
(1) – As rochas metamórficas formam-se a partir da alteração das condições de pressão e temperatura de suas formações originais, o que ocorre, em maior parte, pela movimentação das placas tectônicas.
04 - E
Nenhum comentário:
Postar um comentário