PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre agentes endógenos do relevo - com gabarito

Questão 01 - “O Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo) é uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta. A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além do Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul. (…) Alguns dos piores desastres naturais já registrados ocorreram em países localizados no Círculo de Fogo. Um deles foi o tsunami de dezembro de 2004, que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico, após um tremor de magnitude 9,1”. Último segundo, 12 mar. 2011. Adaptado. 
Considerando as informações acima apresentadas, podemos considerar que as atividades do Círculo de Fogo do Pacífico evidenciam: 
a) a orogenia ocasionada pelas células de convecção do magma. 
b) a maior presença de formações rochosas sedimentares. 
c) o dinamismo geomorfológico causado por ações epirogenéticas. 
d) o predomínio de atividades intempéricas de modelagem do relevo. 
e) a pressão das águas oceânicas sobre as formações rochosas.

Questão 02 - “O maior terremoto já registrado em solo brasileiro ocorreu em Mato Grosso, há exatos 60 anos. O tremor de terra, de magnitude 6,2 na escala Richter, foi na Serra do Tombador, região Norte do estado, a 100 km da cidade de Porto dos Gaúchos, no dia 31 de janeiro de 1955. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o abalo não trouxe danos à escassa população que na época vivia nas proximidades do tremor. Se tivesse acontecido no centro de uma cidade como Cuiabá, por exemplo, o sismo poderia derrubar casas e prédios, entre outras consequências”. Holland, C. Portal G1, 31 jan. 2015. 
Os terremotos no Brasil são pouco comuns e costumam acontecer em grandes profundidades, causando menores prejuízos sociais, graças à estabilidade geológica do relevo do país. No entanto, a existência de eventuais tremores, a exemplo do ocorrido na Serra do Tombador, explica-se: 
a) pela ação direta do tectonismo andino 
b) pelo acúmulo de rochas sedimentares instáveis 
c) pela existência de falhas geológicas 
d) pela ação dos fatores externos de transformação do relevo 
e) pelos impactos ambientais oriundos da mineração

Questão 03 - Observe as imagens a seguir:

Entre as paisagens acima exibidas, aquela (s) cuja aparência se explica pela ação dos agentes endógenos do relevo é (são): 
a) II 
b) IV c) I 
d) II e III 
e) I e IV

Questão 04 - (UCS) O tectonismo é definido como um movimento lento e prolongado da crosta terrestre, resultante da movimentação do magma pastoso. Observe a figura abaixo.

Assinale a alternativa que indica o tipo de formação representado na figura. a) Movimento resultante das forças internas horizontais, conhecido como epirogênese. 
b) Formação de Horst, encontrada nas fossas tectônicas localizadas no fundo dos oceanos. 
c) Resultado do movimento de compressão lateral sofrida por uma determinada área de rochas não resistentes, o qual recebe o nome de dobras. d) Deslocamento de blocos provocado pelo choque de placas tectônicas, ocasionando a formação de estruturas falhadas, conhecidas como Graben. 
e) Soerguimento de uma falha por meio de pressões internas verticais, o que resulta em blocos montanhosos, como, por exemplo, a formação da Cordilheira dos Andes.
Questão 05 - 

GABARITO
01 - A
02 - C
03 - B
04 - C

Nenhum comentário: