PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Avaliação de Geografia sobre Regionalização do Espaço I - 8º ano - com gabarito

1. Utilize as palavras e expressões a seguir e elabore um pequeno texto sobre o período da Guerra Fria. 
Segunda Guerra Mundial - disputa  - Guerra Fria  - capitalista  - superpotências  - Estados Unidos liderança mundial  - União Soviética  - blocos socialista -  mundo

2. Relacione as fases do capitalismo às características apresentadas: 
(A) Capitalismo comercial 
(B) Capitalismo industrial 
(C) Capitalismo financeiro 
( ) Fase marcada pela expansão marítima com as Grandes Navegações iniciadas no século XV. 
( )  A acumulação de capital e as crescentes exigências do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. 
( )  O comércio de mercadorias e a exploração de colônias entre os século XV e XVIII possibilitaram a acumulação de capital pela burguesia. 
( ) É a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário. As indústrias incorporam ou criam bancos, ou os bancos absorvem indústrias. 
( ) Como consequência da industrialização, ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital. 
( )  A bolsa de valor é um dos grandes símbolos deste tipo de capitalismo, representando um termômetro da economia mundial.

3. Descreva as características dos itens abaixo em cada um dos sistemas.
Sistema capitalista:
Emprego - 
Propriedade dos meios de produção -
 
Sistemas socialista:
Emprego - 
Propriedade dos meios de produção - 

4. Após o fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, estabeleceu-se uma ordem mundial que era chamada de bipolar. 
a) Por que a ordem mundial recebeu essa denominação? 
b) Como estavam distribuídos os dois polos de poder?
c) Cite consequências dessa bipolaridade. 
d) Quando a bipolaridade se encerrou?

5. Marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Em seguida, corrija as frases incorretas. 
a) A população dos países desenvolvidos concentra cerca de 86% do PIB mundial. ( ) 
b) Seria muito bom para o planeta se todas as pessoas do mundo consumissem como os estadunidenses ou os japoneses. ( ) 
c) Os países desenvolvidos relacionam o crescimento econômico à promoção do bem-estar social. ( ) 
d) O conjunto dos países desenvolvidos é homogêneo, pois todos mantêm níveis de tecnologia semelhantes, principalmente no ramo de informática. ( ) 
e) Nos países desenvolvidos há uma grande desigualdade na distribuição de renda entre a população. ( )

6. Analise a tabela a seguir e responda às questões.
a) Considerando os dados apresentados, quais são os países da tabela com condições de vida mais favoráveis? Justifique sua resposta. 
b) A taxa de mortalidade infantil é um bom indicador das condições de vida da população? Justifique. 
c) Compare as taxas de mortalidade infantil do Chade (África) e da França (Europa). 

7. Após o término da Segunda Grande Guerra, as grandes empresas dos países desenvolvidos precisavam expandir o seu mercado consumidor e iniciaram um processo de instalação de filiais fabris em alguns países subdesenvolvidos. 
a) Quais países foram escolhidos para receber essas filiais? Por quê?
b) Como esses países passaram a ser chamados?

8. Em 2010, 925 milhões de pessoas eram subalimentadas. Analise o gráfico que apresenta a distribuição dessas pessoas no mundo.



a) Quais são as regiões do mundo que apresentam maior quantidade de pessoas com problemas de subalimentação? 
b) Cite alguns fatores que explicam a existência de pessoas subalimentadas.

9. Preencha as lacunas corretamente. 
a) Principalmente no final do século XIX, os europeus desenvolveram um novo processo de colonização denominado_________________ . As áreas escolhidas para essa nova colonização foram: _________________ e _________________  . 
b) Muitos dos atuais países subdesenvolvidos foram, no passado,__________________________________ dominadas pelas metrópoles europeias. 

c) Os países subdesenvolvidos apresentam_________________ índices de analfabetismo,_________________ taxas de natalidade e mortalidade e _________________ expectativa de vida.

10. Atualmente fala-se de uma Nova Divisão Internacional do Trabalho. Explique como se caracteriza esse fenômeno.

11. Analise o gráfico e responda à questão. 
a) Dos quinze países mostrados no gráfico, quais são emergentes? 
b) Entre os países mostrados no gráfico, quais apresentam maiores investimentos em pesquisa e em desenvolvimento tecnológico?  

12. Observe o mapa. 
a) Qual foi o principal critério utilizado para explicar a regionalização do mundo em Norte-Sul? 
b) É possível afirmar que os países do Sul são homogêneos?
c) A divisão entre “países do Norte” e “países do Sul” correspondem à divisão dos hemisférios a partir da linha do Equador? Explique.

13. Complete as lacunas: 
a) Os países do Norte concentram_________________ % da população mundial e_________________ % da produção econômica e da renda global. 
b) Na regionalização Norte-Sul, grande parte do continente asiático (exceto o Japão) faz parte do Sul, assim como toda a _________________ e _________________. 
c) A regionalização Norte-Sul surgiu após o fim da _________________que existia durante a Guerra Fria e veio substituir a antiga divisão em três mundos, que perdeu o significado com o colapso do _________________ .

14. Analise o mapa e responda à questão.
A respeito da distribuição dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no mundo, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. 
a) A América Anglo-Saxônica e a Europa Ocidental concentram o maior número de países com os mais elevados IDHs. ( ) 
b) A maior parte da América Latina apresenta IDHs baixos. ( ) 
c) A África concentra o maior número de países com IDHs baixos. ( ) 
d) Há relação entre a distribuição dos IDHs no mundo e a divisão Norte-Sul, pois os países do Norte concentram os mais elevados IDHs. ( ) 

15. Reflita sobre o texto a seguir e responda às questões. A expectativa de vida no Níger é de 50 anos, cerca de 30 a menos que na Noruega, segundo o índice IDH. Em relação à renda per capita, a da Noruega é 85 vezes superior à do Níger. 
Disponível em: www.estadao.com.br/noticias/internacional,onunoruega-e-o-melhorlugar-do-mundo-para-viver-niger-e-o-pior,446046,0.htm. Acesso em: 5 jan. 2012.

a) Quais são os indicadores utilizados para compor o IDH? 
b) Considerando os dados apresentados no texto, como você classificaria o IDH da Noruega e do Níger? 
c) O IDH da Noruega e do Níger refletem a realidade desses países?

GABARITO
1. 
Ao final da Segunda Guerra Mundial iniciou-se a Guerra Fria, uma disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética, as duas superpotências da época, pela liderança mundial. Durante a Guerra Fria, o mundo foi dividido entre os blocos capitalista e socialista. 

2. 
(A) Fase marcada pela expansão marítima com as Grandes Navegações iniciadas no século XV. 
(B) A acumulação de capital e as crescentes exigências do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. 
(A) O comércio de mercadorias e a exploração de colônias entre os século XV e XVIII possibilitaram a acumulação de capital pela burguesia. 
(C) É a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário. As indústrias incorporam ou criam bancos, ou os bancos absorvem indústrias. 
(B) Como consequência da industrialização, ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital. 
(C) A bolsa de valor é um dos grandes símbolos deste tipo de capitalismo, representando um termômetro da economia mundial. 
3 . 
Sistema capitalista:
Emprego - O trabalhador recebe um salário por seu trabalho. O pagamento é determinado pela lei da oferta e procura. Se o número de empregos disponíveis é maior que o de trabalhadores, o salário aumenta. Já numa situação de desemprego elevado, os salários diminuem.
Propriedade dos meios de produção - Os meios de produção pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.
 
Sistemas socialista:
Emprego - Há o pleno emprego, ou seja, para executar suas várias funções e diminuir as desigualdades sociais, o Estado cria um imenso quadro de funcionários, garantindo emprego a todos.
Propriedade dos meios de produção - As terras e os meios de produção pertencem ao Estado, que também define o salário dos trabalhadores.

4. 
a) Porque os países dividiram-se em virtude de diferenças entre seus sistemas políticos, sociais e econômicos, criando dois polos de influência: um capitalista e outro socialista. 
b) De um lado estavam os Estados Unidos e os países que adotavam sistemas capitalistas; de outro lado, encontravam-se a União Soviética e outros países que mantinham sistemas socialistas. 
c) Entre outras coisas, o aluno pode citar a divisão da Europa em Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista) e a criação do muro de Berlim. 
d) A partir da década de 1980, quando a União Soviética entrou em uma crise que resultou em sua dissolução em 1991, o que levou ao início da queda dos regimes pró-soviéticos da Europa Oriental. 

5. 
a) A população dos países desenvolvidos concentra cerca de 86% do PIB mundial. (V) 
b) Seria muito bom para o planeta se todas as pessoas do mundo consumissem como os estadunidenses ou os japoneses. (F) 
c) Os países desenvolvidos relacionam o crescimento econômico à promoção do bem-estar social. (V) 
d) O conjunto dos países desenvolvidos é homogêneo, pois todos mantêm níveis de tecnologia semelhantes, principalmente no ramo de informática. (F) e) Nos países desenvolvidos há uma grande desigualdade na distribuição de renda entre a população. (F)

6. 
a) Estados Unidos, Áustria e França, pois apresentam baixa taxa de mortalidade infantil e elevada expectativa de vida. 
b) Sim. Ocorre maior número de óbitos entre as crianças nos lugares onde há deficiências no saneamento básico ou na alimentação. 
c) As condições de vida no Chade são muito inferiores às encontradas na França. Na França, as crianças recebem mais cuidados (alimentação, vacinação, higiene), o que reduz a taxa de mortalidade. 

7. 
a) Brasil, México, Argentina, África do Sul e Índia. Esses países foram escolhidos porque apresentavam grande quantidade de matérias-primas e mão de obra baratas, grande mercado consumidor e fontes de energia. 
b) Países subdesenvolvidos industrializados.

8. 
a) Regiões da Ásia e Pacífico e África subsaariana. 
b) Entre os fatores, podem ser citados: a má distribuição de renda, altos índices de analfabetismo, baixos salários, desemprego, entre outros. 

9. a) Principalmente no final do século XIX, os europeus desenvolveram um novo processo de colonização denominado neocolonialismo. As áreas escolhidas para essa nova colonização foram: África e Ásia
b) Muitos dos atuais países subdesenvolvidos foram, no passado, colônias de exploração dominadas pelas metrópoles europeias. 
c) Os países subdesenvolvidos apresentam altos índices de analfabetismo, altas taxas de natalidade e mortalidade e baixa expectativa de vida. 

10. Na Nova Divisão Internacional do Trabalho, os países desenvolvidos mantêm a exportação de produtos industrializados para os países subdesenvolvidos, que, por sua vez, exportam matérias-primas e produtos industriais de baixa tecnologia.

11. a) China, Índia, Brasil e México. 
b) Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Coreia do Sul, Itália e Países Baixos. 

12. a) A condição social e econômica dos países. 
b) Não. Existem grandes diferenças socioeconômicas entre os países do Sul, como, no continente americano, entre Haiti e Brasil. 
c) Não, uma vez que a Austrália e a Nova Zelândia se localizam geograficamente ao sul do Equador, mas são classificadas como países do Norte por serem desenvolvidos. 

13. a) Os países do Norte concentram 20% da população mundial e 80% da produção econômica e da renda global. 
b) Na regionalização Norte-Sul, grande parte do continente asiático (exceto o Japão) faz parte do Sul, assim como toda a África e América Latina

c) A regionalização Norte-Sul surgiu após o fim da bipolarização que existia durante a Guerra Fria e veio substituir a antiga divisão em três mundos, que perdeu o significado com o colapso do socialismo.

14. 
a) A América Anglo-Saxônica e a Europa Ocidental concentram o maior número de países com os mais elevados IDHs. (V) 
b) A maior parte da América Latina apresenta IDHs baixos. (F) 
c) A África concentra o maior número de países com IDHs baixos. (V) 
d) Há relação entre a distribuição dos IDHs no mundo e a divisão Norte-Sul, pois os países do Norte concentram os mais elevados IDHs. (V) 

15. a) Renda per capita, expectativa de vida e nível de alfabetização. 
b) O IDH da Noruega é muito elevado, demonstrando que as condições de vida da população do país são muito boas. Já o IDH do Níger está entre os mais baixos do mundo e, portanto, as condições de vida de sua população são deficientes. 
c) Sim. As diferenças nas condições de vida entre as populações dos dois países se refletem nos IDHs (muito elevado na Noruega e baixo no Níger).

Nenhum comentário: