Sugestão de Avaliação de Geografia sobre o território brasileiro I - 7º ano - com gabarito
1. Observe as figuras e faça o que se pede.
a) Na figura I, escreva o nome dos trópicos e complete a legenda com a indicação dos
hemisférios: Norte ou Setentrional / Sul ou Meridional.
b) Na figura II, escreva o nome do Meridiano Principal e complete a legenda com a indicação
dos hemisférios: Oeste ou Ocidental / Leste ou Oriental.
2. Marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Em seguida, corrija as frases
incorretas.
a) O Brasil é o quarto maior país do mundo em extensão, superado apenas por Rússia,
Canadá e China. ( )
b) A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional. O Brasil está
totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental. ( )
c) O Brasil apresenta todo seu território situado na zona térmica tropical, motivo do
predomínio de climas tropicais. ( )
d) O Brasil tem uma pequena costa banhada pelo Oceano Atlântico e uma extensa fronteira
terrestre, limitando-se com quase todos os países da América do Sul. ( )
e) O ponto extremo norte do Brasil está localizado no estado de Roraima. ( )
3. Leia os textos a seguir com atenção.
I. A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e apresenta características
de vários ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, caracteriza-se pela
presença de diferentes tipos de matas, campos abertos e cerrado.
II. A Caatinga é o ecossistema predominante no Nordeste do Brasil. Sua vegetação típica
é seca e espinhosa, por causa da falta de chuvas durante grande parte do ano. Porém,
quando chega o período de chuvas, as folhagens voltam a brotar e a paisagem fica
mais verde.
III. De maneira genérica, os campos da região Sul do país são chamados de “pampas”,
denominação que corresponde somente aos tipos de campo encontrados no Rio
Grande do Sul. Em outras partes da região encontram-se as Matas de Araucárias
e, também, campos semelhantes à savana.
semelhantes à savana.
Disponível em:
www.ibge.gov.br/7a12/conhecer_brasil/default.php?id_tema_ menu=1&id_tema_submenu=12. Acesso em: 3 jan. 2012.
Agora, responda:
a) Pode-se afirmar que o Brasil apresenta paisagens naturais variadas? Extraia do texto
elementos que justifiquem sua resposta.
b) Escreva uma frase apresentando um dos motivos responsáveis pela diversidade de
paisagens naturais no Brasil.
4. No Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, uma partida de futebol começou às
18 horas. Essa partida foi transmitida pela TV para todo o Brasil. No Rio Grande do Norte,
os aparelhos de TV foram ligados às 18 horas, mas no Amazonas os telespectadores
começam a assistir ao jogo às 17 horas.
a) Por que ocorre essa diferença de horários?
b) Quantos fusos horários existem no Brasil? Eles têm horas adiantadas ou atrasadas em
relação a Greenwich?
5. Complete as lacunas.
a) Em 1532, para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros
conquistadores, como________________________ e ______________________ ,
a Coroa portuguesa organizou o território da Colônia, dividindo-a em ______________________ , que eram lotes de
terras doados pelo rei de Portugal.
b) Os ______________________formavam grupos que partiam de
São Paulo em direção ao interior do território com o objetivo de capturar______________________ para o trabalho escravo nas lavouras de______________________ .
c) A fundação de aldeamentos e a catequização dos indígenas foram contribuições dos______________________ .
6. As datas e os fatos a seguir podem ser divididos em dois grupos. Pinte cada grupo de
uma cor diferente. Em seguida, escreva duas frases utilizando cada grupo de fatos.
1494 - Tratado de Madri - delimitação de fronteiras semelhantes às atuais - 1750 - Tratado de Tordesilhas - baseado no princípio da posse das terras - divisão das terras recém-descobertas
7. Observe a pintura do holandês Frans Post de meados do século XVII.
Agora, escreva uma legenda para a imagem utilizando as seguintes expressões: cana-de-
-açúcar; litoral do Nordeste; mão de obra escrava; séculos XVI e XVII; Europa; produção
açucareira.
8. Relacione as atividades econômicas aos respectivos períodos.
(A) Século XVII
(B) Século XVIII
(C) Século XIX
( ) Produção da borracha na Amazônia.
( ) Expansão da pecuária pelo interior do Brasil.
( ) Busca pelas drogas do sertão na Amazônia.
( ) Produção de café e de algodão.
( ) Exploração de ouro e diamantes.
( ) Expansão da pecuária pelo interior do Nordeste.
9. Leia o texto e responda aos itens a seguir.
Em 1695, no rio das Velhas, próximo às atuais Sabará e Caeté, ocorreram as primeiras descobertas significativas de ouro. A tradição associa essas primeiras descobertas
ao nome de Borba Gato, genro de Fernão Dias. Durante os quarenta anos seguintes, foi
encontrado ouro em Minas Gerais, na Bahia, em Goiás e Mato Grosso. Ao lado do ouro,
surgiram os diamantes, cuja importância econômica foi menor, descobertos no Serro
Frio, norte de Minas Gerais, por volta de 1730.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/Fundação do
Desenvolvimento Educacional, 1994. p. 98.
a) Qual foi a importância do ouro para a expansão do povoamento do território brasileiro?
b) Quais foram os estados privilegiados nessa expansão?
10. Responda às questões:
a) O que é regionalizar?
b) Quais são os critérios que podem ser utilizados para regionalizar o espaço?
11. Criado para coletar dados sobre nosso país, o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) já realizou algumas regionalizações do território brasileiro, a fim
de facilitar seu trabalho e organizar melhor as informações, que depois são usadas
por governantes e pesquisadores.
Escreva um pequeno texto explicando por que ocorreram mudanças na regionalização
do Brasil.
12. Observe o mapa e marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.
a) o mapa apresenta a regionalização oficial realizada pelo IBGE, que divide o território em
cinco grandes regiões, também chamadas macrorregiões. ( )
b) o IBGE agrupou os estados segundo critérios naturais. ( )
c) os limites das regiões coincidem com os limites dos estados, o que facilita os estudos
estatísticos. ( )
d) a regionalização teve como objetivo a elaboração de projetos econômicos destinados a
melhorar a agricultura do país. ( )
e) Entre as cinco regiões, o Sudeste é a que apresenta maior grau de desenvolvimento. ( )
13. Observe o mapa.
Leia os textos a seguir e relacione-os às regiões demarcadas no mapa.
( ) a produção de açúcar, que sustentou a economia da região por muito tempo e foi a
principal atividade produtiva de nosso país no século XVII, entrou em declínio e fez a
região perder sua principal fonte de riqueza. durante o século XX, a região tornou-se um
espaço de perdas populacionais, pois as pessoas passaram a migrar para outras regiões
em busca de melhores condições de vida.
( ) a região teve uma ocupação recente em comparação à das demais regiões. a partir da
década de 1960, os governos introduziram diversos projetos na região — por exemplo,
a instalação de empresas agropecuárias e de mineração, incentivando sua ocupação e
integração à economia nacional.
( ) a região concentra a maior parte da população e da produção industrial e agropecuária
nacionais. detém, ainda, a maior parte da renda do país, o que gera grandes diferenças
econômicas e sociais em relação ao restante do território.
14. Observe o mapa e responda.
a) Quais são os estados que compõem a região concentrada?
b) Qual é a importância dessa região para o Brasil?
15. No Brasil existem várias agências de desenvolvimento regional. Sobre elas, responda:
a) Por que as agências foram criadas?
b) Quais são as mais importantes?
GABARITO
1.
2.
a) O Brasil é o quarto maior país do mundo em extensão, superado apenas por Rússia,
Canadá e China. (F)
Correção: O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão, superado apenas por
Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.
b) A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional. O Brasil está
totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental. (V)
c) O Brasil apresenta todo seu território situado na zona térmica tropical, motivo do
predomínio de climas tropicais. (F)
Correção: O Brasil tem parte do seu território situado na zona térmica tropical, motivo do
predomínio de climas tropicais.
d) O Brasil tem uma pequena costa banhada pelo Oceano Atlântico e uma extensa fronteira
terrestre, limitando-se com quase todos os países da América do Sul. (F)
Correção: O Brasil tem uma extensa costa banhada pelo Oceano Atlântico e uma extensa
fronteira terrestre, limitando-se com quase todos os países da América do Sul.
e) O ponto extremo norte do Brasil está localizado no estado de Roraima. (V)
3.
a) Sim. A presença
de floresta tropical e floresta úmida, diferentes tipos de matas, campos da região Sul
e vegetação seca e espinhosa da região Nordeste.
b) A grande extensão do Brasil no sentido latitudinal (norte-sul) é um dos motivos que
explicam a grande diversidade de paisagens naturais do país.
4.
a) Em virtude do movimento de rotação da Terra, há diferenças na iluminação da superfície
terrestre. O Brasil apresenta grande extensão longitudinal (sentido leste-oeste), o que torna
perceptíveis essas diferenças.
b) Existem quatro fusos horários no Brasil, todos eles com horas atrasadas em relação
a Greenwich.
5.
a) Em 1532, para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros
conquistadores, como franceses e holandeses, a Coroa portuguesa organizou o
território da Colônia, dividindo-a em capitanias hereditárias, que eram lotes de
terras doados pelo rei de Portugal.
b) Os bandeirantes formavam grupos que partiam de São Paulo em direção ao interior
do território com o objetivo de capturar indígenas para o trabalho escravo nas lavouras
de cana-de-açúcar.
c) A fundação de aldeamentos e a catequização dos indígenas foram contribuições
dos jesuítas.
6.
1494 - Tratado de Madri - delimitação de fronteiras semelhantes às atuais - 1750 - Tratado de Tordesilhas - baseado no princípio da posse das terras - divisão das terras recém-descobertas
• Em 1494, o Tratado de Tordesilhas estipulou a divisão das terras recém-descobertas
entre Espanha e Portugal.
• Em 1750, o Tratado de Madri, baseado no princípio da posse das terras, delimitou
fronteiras semelhantes às atuais.
7. Durante os séculos XVI e XVII, a cana-de-açúcar
era cultivada no litoral do Nordeste utilizando mão de obra escrava; a produção açucareira
destinava-se aos mercados da Europa.
8.
(A) Produção da borracha na Amazônia.
(B) Expansão da pecuária pelo interior do Brasil.
(C) Busca pelas drogas do sertão na Amazônia.
(C) Produção de café e de algodão.
(B) Exploração de ouro e diamantes.
(A) Expansão da pecuária pelo interior do Nordeste.
9.
a) O ouro contribuiu para a expansão do povoamento do território brasileiro porque
atraiu grande número de pessoas para as áreas de mineração.
b) Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso.
10.
a) Regionalizar é delimitar áreas que reúnem características semelhantes.
b) Os critérios adotados podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais,
econômicos ou, ainda, um conjunto de vários desses aspectos.
11. As modificações na divisão regional do Brasil ocorreram por causa de mudanças na divisão
política do país. Houve a união dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro (1974),
formando o atual estado do Rio de Janeiro; a criação dos estados de Mato Grosso do Sul
(1977) e do Tocantins (1988); a elevação dos territórios federais de Rondônia (1981), Amapá
(1988) e Roraima (1988) à categoria de estado; a anexação do território de Fernando de
Noronha ao estado de Pernambuco (1988).
12.
a) O mapa apresenta a regionalização oficial realizada pelo IBGE, que divide o território em
cinco grandes regiões, também chamadas macrorregiões. (V)
b) O IBGE agrupou os estados segundo critérios naturais. (F)
c) Os limites das regiões coincidem com os limites dos estados, o que facilita os estudos
estatísticos. (V)
d) A regionalização teve como objetivo a elaboração de projetos econômicos destinados a
melhorar a agricultura do país. (F)
e) Entre as cinco regiões, o Sudeste é a que apresenta maior grau de desenvolvimento. (V)
13.
(2) A produção de açúcar, que sustentou a economia da região por muito tempo e foi a
principal atividade produtiva de nosso país no século XVII, entrou em declínio e fez a região
perder sua principal fonte de riqueza. Durante o século XX, a região tornou-se um espaço
de perdas populacionais, pois as pessoas passaram a migrar para outras regiões em
busca de melhores condições de vida.
(1) A região teve uma ocupação recente em comparação à das demais regiões. A partir da
década de 1960, os governos introduziram diversos projetos na região — por exemplo,
a instalação de empresas agropecuárias e de mineração, incentivando sua ocupação e
integração à economia nacional.
(3) A região concentra a maior parte da população e da produção industrial e agropecuária
nacionais. Detém, ainda, a maior parte da renda do país, o que gera grandes diferenças
econômicas e sociais em relação ao restante do território.
14.
a) Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio
Grande do Sul.
b) A região concentrada reúne as melhores condições econômicas do país. É nela que
ocorrem os investimentos em desenvolvimento científico e tecnológico nos setores
de agricultura, indústria e serviços.
15.
a) Para diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes entre as regiões brasileiras
e estimular o desenvolvimento regional.
b) A Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), a Sudam
(Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), a Codevasf (Companhia de
Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e o Dnocs (Departamento
Nacional de Obras Contra as Secas).
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