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domingo, 6 de fevereiro de 2022

Avaliação de Geografia sobre o Planeta Terra I - 6º ano - com gabarito

Sugestão de Avaliação de Geografia sobre o Planeta Terra I - 6º ano - com gabarito

1. Preencha o quadro com as principais características do planeta Terra. 
Localização no Sistema Solar _________________________________
Formato Elementos presentes na superfície_______________________
Características da superfície ___________________________________
 
2. Preencha as lacunas do texto a seguir com informações sobre o eixo terrestre. Assim como a maior parte dos astros do Sistema Solar, a Terra gira em torno de______________________ . O eixo______________________ ao redor do qual ela gira recebe o nome de eixo______________________ . Ele atravessa dois pontos na superfície da Terra: o______________________ e o______________________ . O eixo terrestre está______________________ em relação ao plano de movimento da Terra em torno do______________________ . 

3. Em relação às zonas térmicas do planeta, responda:
a) O que são as zonas térmicas? 
b) Quais são os fatores que determinam a existência das zonas térmicas?

4. Relacione as zonas térmicas às suas principais características. 
I. Zona polar ártica e antártica 
II. Zona temperada do norte e do sul 
III. Zona tropical 
a) ( )  As áreas que fazem parte desta zona estão localizadas próximas ao Equador, recebendo grande quantidade de calor. São também mais iluminadas. 
b) ( )  Os raios solares atingem a superfície das áreas que fazem parte desta zona de maneira muito inclinada e, por essa razão, a quantidade de calor é menor. Isso explica a formação de calotas de gelo. 
c) ( )  Os raios solares atingem a superfície das áreas que fazem parte desta zona de maneira não muito inclinada e nem perpendicular, determinando temperaturas amenas, com as estações do ano bem definidas.

5. A Terra realiza dois movimentos importantes: rotação e translação. Observe e pinte as caixas a seguir com cores iguais, relacionando corretamente os movimentos, sua duração e sua principal consequência para a vida em nosso planeta.

Rotação  - Translação  - Sucessão dos dias e das noites
Rotação -  Translação  - Sucessão dos dias e das noites

6. Nas zonas temperadas, as estações do ano são bem definidas. 
a) Descreva o clima e a duração dos dias e das noites no: 
● verão: 
● primavera e outono:
● inverno: 
b) Reflita e responda: como você definiria o clima no Brasil? As estações do ano são bem definidas como nas zonas temperadas? Justifique sua resposta.  

7. Observe o mapa dos fusos horários no Brasil e responda às questões:

a) Quantos fusos horários existem no Brasil? 
b) Observe a legenda do mapa: qual é a diferença entre o “limite teórico” e o “limite prático”? 
c) Imagine que você esteja no estado da Paraíba e precise viajar para visitar um amigo em Roraima. Seu voo sai às 14 horas (horário de Brasília). Imagine que a viagem dure três horas. A que horas seu amigo deve chegar ao aeroporto de Boa Vista para te encontrar?

8. Preencha o quadro a seguir com os principais eventos geológicos da história do planeta Terra.
Era                    / Principais eventos / Quando começou

Cenozoica       / ________________/ ________________
Mesozoica     / ________________/ ________________
Paleozoica     / ________________/ ________________
Pré-cambriana / ________________/ ________________

9. No quadro de palavras a seguir estão os nomes das camadas que compõem o planeta Terra. Reescreva esses nomes no espaço a seguir, partindo da camada mais externa para a mais interna. Em seguida, descreva cada uma delas. 
Núcleo   - Crosta terrestre  - Manto
_________ - _____________ - ____________

10. Leia o trecho a seguir com atenção e responda às questões. Você já imaginou como era o mundo há milhões de anos? Pois era bem diferente do que é hoje. Quando olhamos para o globo, vemos cada continente ocupando sua posição de sempre, formando um desenho que já conhecemos muito bem. Mas e se cada continente fosse a peça de um quebra-cabeça? Será que poderíamos montá-lo, formando um único e enorme pedaço de terra? A resposta é sim. Só que, para vermos esse quebra-cabeça montado, teríamos que voltar no tempo uns 250 milhões de anos... Isso porque, naquela época, os blocos continentais que hoje estão espalhados pelo globo formavam um único e grande continente. Esse mega-continente foi se dividindo e suas partes foram se afastando até chegarem à posição que ocupam atualmente. Espera aí... Isso quer dizer então que os continentes se mexem?! 

Fonte: CARNEIRO, Júlia Dias. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quem-foi/alfred-wegener/preciso-levar-essa-ideiaadiante/preciso-levar-essa-ideia-adiante-0/?searchterm=deriva%20continental. Acesso em: 11 fev. 2011.
a) O texto trata de qual assunto? 
b) Qual é o nome da teoria que afirma que os continentes atuais já formaram um só continente?

11. A partir da teoria da deriva dos continentes, foi desenvolvida a teoria das placas tectônicas. O que são as placas tectônicas e qual é a sua relação com a deriva dos continentes?

12. As placas tectônicas realizam diferentes tipos de movimentos. Associe corretamente: 
A. Limite convergente 
B. Limite divergente 
C. Limite transformante 
● Placas que se separam, afastando-se uma da outra. ( ) 
● Placas que se atritam, passando uma ao lado da outra. ( ) 
● Placas que se chocam, colidindo uma contra a outra. ( ) 

13. Verdadeiro (V) ou falso (F)? 
a) Limites de placas divergentes formam dobramentos, que dão origem às grandes cadeias montanhosas. ( ) 
b) A expansão do fundo oceânico ocorre pelo atrito de placas tectônicas. ( ) 
c) O vulcanismo ocorre quando uma placa tectônica se rompe, deixando escapar material do manto terrestre. ( ) 
d) No Brasil, temos a ocorrência de vulcões ativos. ( ) 
e) Quando ocorrem, os terremotos são sempre de grande intensidade, provocando graves acidentes. ( )

14. Reescreva as frases do exercício anterior que você julgou falsas, tornando-as verdadeiras.

15. Leia o trecho da notícia que fala sobre o vulcão Eyjafjallajokul, que entrou em erupção no ano de 2010: 
Tráfego aéreo ainda sofre transtornos após caos na Europa 

Na Islândia, cerca de 800 pessoas tiveram de deixar suas casas após a erupção do vulcão Eyjafjallajokul há uma semana. Os moradores viram seus campos virarem um deserto coberto por um pó fino dias atrás, mas agora começam a se preocupar com a possibilidade de que as erupções recentes acordem um vulcão ainda muito maior. 
As cinzas cobriam os campos do pé do vulcão ao sul do glaciar até o mar. Casas e carros estavam cobertas com vários centímetros de finas partículas. 
Agora que o perigo de inundações foi afastado, grande parte dos habitantes do local já voltou para conferir os estragos. 
“A coisa não está muito bem neste momento, não está nada bem”, disse Gudny Thorvaldsson, 57, que inspecionou sua pequena fazenda com 50 ovelhas e 40 cavalos. (...) 
As ovelhas foram recolhidas para evitar que aspirem os possíveis efeitos tóxicos das cinzas, que, segundo os especialistas, contêm muito fluoreto. 
Anna Birna Thrainsdottir, 43, disse que perdeu a noção do tempo porque a nuvem de fumaça transformou o dia em noite. 
“Estou feliz de ter a luz do dia, mas temos pó em todos os lugares, 20 centímetros de pó”, disse, acrescentando que está preocupada com o que vai acontecer nos próximos dias. 
Vulcanologistas disseram que uma erupção embaixo do glaciar Eyjafjallajokul pode levar um vulcão ainda maior, o Katla, a acordar. 
O Katla tem uma camada muito mais grossa de gelo na sua superfície e foi o magma tocando o gelo no Eyjafjallajokul que provocou a grossa nuvem de fumaça e pó que parou o tráfego aéreo europeu por seis dias. Ele entrou em erupção pela última vez em 1918. 
Fonte: Folha On-Line. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u723937.shtml. Acesso em: 11 fev. 2011.

A partir da leitura dessa notícia, escreva um parágrafo destacando os problemas causados pelos vulcões ativos às populações que vivem em suas proximidades.
 
RESPOSTAS:

1. 
Localização no Sistema Solar: Localizado entre Vênus e Marte, é o terceiro planeta mais próximo do Sol.
Formato Elementos presentes na superfície: Geoide. Esférico, porém achatado nos polos.
Características da superfície: Irregular, com áreas planas e elevadas, montanhas, vales, depressões e outras formas de relevo.


2. si mesma/ imaginário/ terrestre/ Polo Norte/ Polo Sul/ inclinado/ Sol. 

3. 
a) São as zonas climáticas do planeta Terra: polar, temperada e tropical. 
b) Entre os principais fatores, podemos citar os movimentos realizados pelo planeta Terra, a inclinação do eixo e sua forma arredondada. Esses elementos, em conjunto, interferem diretamente na composição climática, em virtude da diferença de intensidade de luz solar e de calor recebidos pela superfície terrestre. 

4. 
a) (III). 
b) (I). 
c) (II).

5. Rotação  - Translação  - Sucessão dos dias e das noites
365 dias  - 24 horas  - Determinação das estações do ano

6. 
a) 
● verão: os dias são mais quentes e longos, em consequência do maior tempo de exposição aos raios solares, e as noites, mais curtas. 
● primavera e outono: as temperaturas tornam-se mais amenas. O dia e a noite têm a mesma duração, já que a iluminação é igual nos dois hemisférios. 
● inverno: a temperatura do ar é mais baixa. Faz mais frio, as noites são mais longas e os dias, mais curtos, em razão da menor exposição aos raios solares. 

b) Espera-se que, independentemente da região brasileira, o aluno observe que as estações do ano não são tão bem definidas como nas zonas temperadas. Predominam temperaturas mais elevadas, sem grandes variações térmicas. Isso ocorre porque a maior parte do Brasil está situada na zona tropical, que recebe durante quase todo o ano a mesma quantidade de luz e de calor.

7.
a) 4 fusos horários. 
b) O limite teórico dos fusos horários é determinado por cada uma das 24 faixas de 15º em que a Terra foi dividida. Porém, muitas vezes este limite é desviado, para que as cidades, estados ou países não fiquem com muitos horários diferentes. Esse desvio é conhecido como “limite prático”. 
c) O amigo deve estar no aeroporto de Boa Vista às 16 horas (horário de Brasília). Tempo da viagem: 14 horas (horário da partida) + 3 horas de percurso = 17 horas. Descontando o fuso horário: 17 horas – 2 horas = 15 horas.

8 . Era: Cenozoica
Principais eventos: A Terra e suas espécies estão em constante transformação. Desenvolvimento de várias espécies de mamíferos, entre eles o ser humano. Definição dos contornos dos atuais continentes e oceanos; formação das grandes cadeias de montanhas (Andes, Himalaia etc.); ocorrência de glaciações (geleiras).
Quando começou: 65 milhões de anos atrás.

Era: Mesozoica
Principais eventos:No final da Era Mesozoica, a Terra é habitada por mamíferos, aves e enormes répteis – como os dinossauros, extintos na passagem para a Era Cenozoica. Aparecimento das primeiras espécies de aves e dos primeiros mamíferos. Desenvolvimento de vegetação de grande porte.
Quando começou: 230 milhões de anos atrás.

Era: Paleozoica
Principais eventos: Atividades vulcânicas dão origem a altas montanhas. Formação dos oceanos, onde surgem as primeiras formas de vida. Resfriamento da Terra e formação das primeiras rochas. Não há vida.No final da Era Paleozoica, surgem os primeiros anfíbios e répteis. Aparecimento das primeiras espécies vegetais, que se diversificam e se espalham pela Terra. Formam-se ambientes terrestres. Desenvolvimento da vida nos oceanos (moluscos, algas e primeiras espécies de peixes).
Quando começou: 570 milhões de anos atrás.

Era: Pré-cambriana
Principais eventos: Atividades vulcânicas dão origem a altas montanhas. Formação dos oceanos, onde surgem as primeiras formas de vida. Resfriamento da Terra e formação das primeiras rochas. Não há vida.
Quando começou: Entre 4,5 e 3,8 bilhões de anos atrás.

9.  Crosta terrestre  - Manto  - Núcleo

a) Crosta terrestre. É formada por rochas e minerais, também chamada de litosfera. Trata-se da camada mais fina e mais importante para nós, pois a vida se desenvolve sobre ela. Na crosta, os seres humanos e a natureza constroem e reconstroem o espaço geográfico. 
b) Manto. Divide-se em duas partes: manto superior e manto inferior, que apresentam temperaturas diferentes. É formado por rochas sólidas; porém, sob condições especiais, pode se tornar uma massa pastosa e extremamente quente. Nesse caso, chama-se magma. 
c) Núcleo. É o centro da Terra. Ele é composto principalmente de ferro e níquel e apresenta temperaturas muito elevadas, cerca de 6 000 °C.

10. 
a) O texto fala sobre a movimentação dos blocos continentais ao longo de milhões de anos. 
b) Teoria da deriva continental.

11. Segundo a teoria das placas tectônicas, a litosfera compõe-se de placas rochosas, denominadas placas tectônicas ou litosféricas. O movimento dessas placas sobre o material do manto é o responsável pela deriva dos continentes.

12. 
● Placas que se separam, afastando-se uma da outra. (B) 
● Placas que se atritam, passando uma ao lado da outra. (C) 
● Placas que se chocam, colidindo uma contra a outra. (A)

13. 
a) (V). 
b) (F). 
c) (V). 
d) (F). 
e) (F).

14. 
b) A expansão do fundo oceânico ocorre pelo afastamento de placas tectônicas. 
d) No Brasil, ocorrem vulcões extintos. 
e) Todos os dias ocorrem milhares de pequenos terremotos que não são percebidos pelos seres humanos. 

15. Na maior parte das vezes, os moradores devem ser desalojados de suas casas, por segurança. Além disso, as cinzas expelidas pelos vulcões e espalhadas pelo entorno podem ser tóxicas, causando doenças e morte. Na erupção do vulcão islandês, a grossa nuvem de fumaça chegou a paralisar o tráfego aéreo europeu por quase uma semana.

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