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domingo, 6 de fevereiro de 2022

Avaliação de Geografia sobre Países e Conflitos Mundiais I - 9º ano - com gabarito

Sugestão de Avaliação de Geografia sobre Países e Conflitos Mundiais I - 9º ano - com gabarito

1. Marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. 
a) O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência entre os habitantes de um país. ( ) 
b) O Estado é composto de duas instituições políticas e administrativas, uma encarregada de produzir as leis (poder legislativo) e outra de colocá-las em prática (poder executivo). ( ) 
c) Para obter o reconhecimento e respeito dos demais países, um Estado deve garantir sua soberania, ou seja, manter-se independente, sem ter de reconhecer qualquer poder superior a ele. ( ) 
d) A base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania denomina-se território. ( ) 
e) As fronteiras políticas que delimitam um território devem apresentar um componente natural, isto é, um rio ou uma montanha, que são as únicas formas aceitáveis de fronteira. ( ) 
f) O território de um país é formado pelo solo continental e insular e pelo subsolo. O espaço aéreo e o território marítimo são internacionais. ( )

2. A afirmação a seguir é correta? Escreva um texto justificando sua resposta. 
Nem toda nação tem um território e constitui um Estado. 

3. Analise os atributos a seguir e assinale aqueles que caracterizam uma nação. 
a) mesma língua ( ) 
b) fronteiras políticas delimitadas ( ) 
c) laços históricos ( ) 
d) soberania ( )
e) características culturais semelhantes ( ) 
f) mesma etnia ( ) 

4. Sobre o imperialismo europeu do século XIX, complete o quadro. 
  • Causas 
  • Áreas ocupadas 
  • Consequência
5. A respeito da Primeira Guerra Mundial são feitas algumas afirmações. Complete as lacunas.  
a) O clima de tensão na Europa resultou na formação de alianças político-militares conhecidas como Tríplice Entente, formada por _______________________ e ___________, e Tríplice Aliança, formada por _________________________________
b) A Primeira Guerra Mundial estendeu-se durante os anos de ___________ a ___________, período em que os territórios da ______________________ e ___________tornaram-se campos de batalha. 
c) A guerra foi vencida pela ___________, que determinou os termos de paz e impôs severas penas aos perdedores, em especial à ___________

6. No período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, surgiram na Europa duas correntes políticas: o nazismo e o fascismo. Sobre elas, complete o quadro a seguir: 

Nazismo 
País de origem: 
Líder:
Características:

Fascismo
País de origem:
Líder:
Características:

7. Após quase seis anos de guerra, destruição de cidades e milhões de mortos, a Segunda Guerra chegou ao fim em 1945. 
a) Explique o que ocorreu com o Japão antes de sua rendição. 
b) O que ocorreu com a Alemanha depois que a guerra terminou? 
c) O que ocorreu com o mundo ao final da guerra?

8. Leia o texto a seguir: 
Era março de 1946. O mundo ainda se recuperava da Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill, recém-saído do cargo de primeiro ministro britânico, discursava em Fulton, Estados Unidos: “Desceu uma cortina de ferro que corta o nosso continente [europeu]”. 
Disponível em: www.comciencia.br/reportagens/guerra/guerra07.htm. Acesso em: 3 jan. 2012. 
Agora, responda: 
Qual é o significado da expressão “cortina de ferro”?

9. Observe as imagens e leia as legendas.
Espaçonave Vostok (russa) que, em 12 de abril de 1961,
levou o cosmonauta soviético Yuri Gagarin
à primeira viagem de um ser humano ao espaço.
  
Em 20 de julho de 1969, a bordo da espaçonave Apollo 11,
o astronauta estadunidense Neil Armstrong chegou à Lua.
Foi o primeiro homem a caminhar em solo lunar.

Utilize as palavras e expressões a seguir e elabore um pequeno texto sobre os fatos mostrados nas imagens. 
Guerra Fria  - russos  - corrida espacial 
avanços tecnológicos  - competiam 
acontecimentos científicos  - estadunidenses

10. Leia o texto e responda às questões. Com o fim da Guerra Fria, encerrou-se a era do pós-Segunda Guerra Mundial, cujo sistema bipolar marcou as relações internacionais por quase meio século. Este foi um período caracterizado pelo terror nuclear, mas também por um conjunto de práticas racionais com forte capacidade de regulação do sistema mundial. Enfim, foi um período de estabilidade e de violência, controlada e negociada pelos dois super grandes. 
Fonte: VIZENTINI, Paulo Fagundes. A vida após a morte: breve história mundial do presente pós-“fim da história”. Disponível em: www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg16-3.pdf. Acesso em: 3 jan. 2012. 
a) O que era o sistema bipolar?
b) Quais fatores levaram ao fim da Guerra Fria?

11. Marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. 
a) Na América Latina, os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e tropas do exército mantêm um dos mais antigos conflitos da região. ( ) 
b) Na África, as fronteiras traçadas pelo colonialismo europeu separaram muitas etnias em Estados diferentes, enquanto outros países passaram a abrigar grupos rivais, gerando inúmeros conflitos e guerras. ( ) 
c) Na Europa, as diferenças étnicas, culturais e religiosas geram focos de tensão, como na França (conflito entre católicos e protestantes) e na Itália (separatismo basco). ( ) 
d) No Oriente Médio, um dos principais focos de tensão é a disputa territorial entre israelenses e palestinos. A fundação do Estado de Israel enfrentou a oposição do mundo árabe, que não aceitou a partilha da Palestina. ( ) 
e) No Sul da Ásia, a região da Caxemira, de população majoritariamente muçulmana, é um foco permanente de disputa entre a China e o Japão, ambos dotados de armas atômicas. ( ) 
f) Na África, uma das áreas com menor intensidade de conflitos e de guerras civis é representada pelas ex-colônias francesas: Angola e Moçambique. ( )

12. Observe o mapa e leia a manchete a seguir.

Conhecendo o contexto em que vivem os curdos, explique a manchete noticiada em outubro de 2011. 

Leia o texto a seguir para responder às questões 13 e 14. 

Cada uma das nações deve saber que, para os Estados Unidos, a guerra ao terror não é apenas uma política – é um compromisso. Nessa guerra, que pode durar anos ou décadas, “não há imunidade e não pode existir neutralidade”. Com essas palavras, na solenidade de 11 de março, que assinalou os seis meses dos atentados ao World Trade Center e ao Pentágono, o presidente americano sintetizou aquilo que já se pode denominar Doutrina Bush. Qual é o conteúdo da nova Doutrina Bush? Como ela interpreta o mundo e orienta, estrategicamente, a hiperpotência global? Disponível em: www.clubemundo.com.br/pdf/2002/mundo0202.pdf. Acesso em: 7 jan. 2012. 

13. Qual foi o fator que desencadeou a “guerra ao terror” adotada pelos Estados Unidos?

14. A respeito do atentado ao World Trade Center, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. 
a) Todo o conjunto de ações foi idealizado e realizado pelo grupo terrorista Al Qaeda, liderado pelo saudita Osama Bin Laden. ( ) 
b) O atentado pode ser classificado como terrorismo doméstico porque foi realizado com objetivo político. ( ) 
c) Desde o atentado, o governo dos Estados Unidos desenvolveu uma política de invasão e ocupação de áreas estratégicas, como o Iraque e o Afeganistão. ( ) 
d) O grupo Al Qaeda é composto de fundamentalistas islâmicos e conseguiu grande projeção na mídia internacional por causa das ações realizadas. ( ) 
e) No momento dos atentados, o presidente dos Estados Unidos, George Bush, promoveu uma série de políticas pacifistas procurando evitar novos ataques e conflitos no país. ( )

15. No Brasil, durante a ditadura militar, vários grupos armados lutavam para derrubar o governo. O mais conhecido desses grupos formou a Guerrilha do Araguaia, em uma região banhada pelo rio Araguaia, próximo a Marabá (PA). Os componentes desse grupo foram todos mortos, a maior parte deles executada por militares. Até hoje são procurados muitos corpos de militantes da Guerrilha. Veja uma das reportagens sobre o grupo:

Como poderia ser caracterizada a repressão do governo a esse grupo guerrilheiro? 
  
GABARITO
1.
a) V
b) F
c) V
d) V
e) F
 f) F

2. A afirmação é correta. Muitas nações, apesar de serem constituídas por um grupo com características comuns (como a língua e a religião), não dispõem de um território próprio e não formam um Estado soberano. Existem vários povos nessas condições: os curdos, os tibetanos e os palestinos, por exemplo. 

3.
a) mesma língua (X) 
b) fronteiras políticas delimitadas ( ) 
c) laços históricos (X) 
d) soberania ( ) 
e) características culturais semelhantes (X) 
f) mesma etnia (X) 

4. 
Causas: • Necessidade de obter matérias primas e fontes de energia. • necessidade de ampliar o mercado consumidor. • necessidade de ocupar novos territórios para promover a expansão europeia.
Áreas ocupadas: Ásia e África.
Consequência: Criação de focos de tensão internacional, que motivaram a Primeira Grande Guerra.

5.
a) O clima de tensão na Europa resultou na formação de alianças político-militares conhecidas como Tríplice Entente, formada por Reino Unido, França e Rússia, e Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália
b) A Primeira Guerra Mundial estendeu-se durante os anos de 1914 a 1918, período em que os territórios da Europa, Ásia e África tornaram-se campos de batalha. 
c) A guerra foi vencida pela Tríplice Entente, que determinou os termos de paz e impôs severas penas aos perdedores, em especial à Alemanha

6.
Nazismo 
País de origem: Alemanha
Líder: Adolf Hitler
Características: Perseguição aos indivíduos considerados inferiores (judeus, ciganos, homossexuais, portadores de deficiência física e mental); subordinação dos indivíduos ao Estado; nacionalismo; política externa expansionista.

Fascismo
País de origem: Itália
Líder: Líder Adolf Hitler Benito Mussolini
Características: Nacionalismo; cerceamento das liberdades civis; intervenção do Estado em todas as esferas; política externa expansionista.

7. 
a) O Japão sofreu dois ataques nucleares. Os Estados Unidos lançaram bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, provocando a morte de milhares de pessoas. b) Em 1949, a Alemanha foi dividida em dois países: a República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental (capitalista) e a República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental (socialista). 
c) Iniciou-se uma nova situação geopolítica denominada Guerra Fria, que teve como base a disputa político-ideológica entre o sistema capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o sistema socialista, liderado pela União Soviética. 

8. A expressão foi utilizada por Churchill para explicar a divisão da Europa em duas partes. Em 1949, muitos países da Europa alinharam-se ao bloco ocidental (capitalista e aliado dos Estados Unidos), enquanto outra parte formou o bloco oriental (socialista e liderado pela União Soviética). 

9. A corrida espacial foi um dos acontecimentos científicos mais importantes da Guerra Fria, pois os russos e os estadunidenses competiam para ampliar os seus avanços tecnológicos. 

10. 
a) O sistema bipolar era o embate ideológico entre os dois líderes mundiais: Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista). 
b) Em 1985, Mikhail Gorbachev assumiu o poder na União Soviética, que passava por séria crise econômica, política e social. Foi necessário um processo de reestruturação econômica e de abertura política, com transparência nas ações do Estado. Ambas medidas acabaram não produzindo os efeitos necessários, levando a União Soviética ao colapso. Entre as ações de Gorbachev, destacaram-se os acordos entre os blocos socialistas e capitalistas para diminuição do arsenal nuclear e, em consequência, do perigo de uma guerra nuclear. Outro fato importante para o fim da Guerra Fria foi a queda do muro de Berlim, em 1989. 

11. 
a) Na América Latina, os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e tropas do exército mantêm um dos mais antigos conflitos da região. (V) 
b) Na África, as fronteiras traçadas pelo colonialismo europeu separaram muitas etnias em Estados diferentes, enquanto outros países passaram a abrigar grupos rivais, gerando inúmeros conflitos e guerras. (V) 
c) Na Europa, as diferenças étnicas, culturais e religiosas geram focos de tensão, como na França (conflito entre católicos e protestantes) e na Itália (separatismo basco). (F) 
d) No Oriente Médio, um dos principais focos de tensão é a disputa territorial entre israelenses e palestinos. A fundação do Estado de Israel enfrentou a oposição do mundo árabe, que não aceitou a partilha da Palestina. (V) 
e) No Sul da Ásia, a região da Caxemira, de população majoritariamente muçulmana, é um foco permanente de disputa entre a China e o Japão, ambos dotados de armas atômicas. (F) 
f) Na África, uma das áreas com menor intensidade de conflitos e de guerras civis é representada pelas ex-colônias francesas: Angola e Moçambique. (F) 

12. Os curdos desenvolvem movimentos armados para reivindicar um território e formar um Estado. Este tipo de ação é classificado como terrorismo de caráter separatista. 

13. Foram os atentados de 11 de setembro de 2001 que envolveram quatro aviões comerciais: dois atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York; o terceiro chocou-se contra o Pentágono, em Washington; e o quarto caiu no estado da Pensilvânia. Nestes atentados morreram cerca de 3 mil pessoas. 

14. 
a) Todo o conjunto de ações foi idealizado e realizado pelo grupo terrorista Al Qaeda, liderado pelo saudita Osama Bin Laden. (V) 
b) O atentado pode ser classificado como terrorismo doméstico porque foi realizado com objetivo político. (F) 
c) Desde o atentado, o governo dos Estados Unidos desenvolveu uma política de invasão e ocupação de áreas estratégicas, como o Iraque e o Afeganistão. (V) 
d) O grupo Al Qaeda é composto de fundamentalistas islâmicos e conseguiu grande projeção na mídia internacional por causa das ações realizadas. (V) 
e) No momento dos atentados, o presidente dos Estados Unidos, George Bush, promoveu uma série de políticas pacifistas procurando evitar novos ataques e conflitos no país. (F) 

15. Na repressão a essa guerrilha foram praticados atos de terrorismo de Estado. Agentes dos órgãos de segurança e dos serviços de informação das forças armadas agiram à margem da lei, com prisões arbitrárias e execuções.

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