PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Agrossistemas ou sistemas agrários

Agrossistema ou sistema agrário é o tipo ou o modo de produção agropecuária que leva em consideração vários critérios para a organização do espaço agrário, embora todos eles estejam associados a três fatores básicos.
  • O capital: É o fator que define se o sistema agrícola é atrasado ou moderno, intensivo ou extensivo.
  • A terra: É o local de fixação das sementes e define o tamanho das propriedades.
  • O trabalho: Utiliza grande ou pequena quantidade de mão de obra, qualificada ou não qualificada, familiar ou contratada.
Os principais critérios utilizados para definir os agrossistemas são a densidade da produção no espaço, a estrutura fundiária, a finalidade da produção, as relações de trabalho e as técnicas utilizadas.

A agropecuária extensiva se caracteriza pela pequena concentração de atividades nas propriedades e menor produtividade por hectare. A agropecuária intensiva aproveita ao máximo o espaço físico, com atividades concentradas e altos rendimentos por hectare. Embora não seja regra geral, o sistema intensivo utiliza mais frequentemente propriedades menores, e o sistema extensivo, propriedades maiores.

De acordo com o tamanho ou a estrutura fundiária, as propriedades podem ser classificadas em latifúndios (grandes propriedades), médias propriedades e minifúndios (pequenas propriedades). No Brasil, onde o problema da posse da terra é delicado, os latifúndios são considerados segundo dois critérios: o latifúndio por extensão, que leva em conta o tamanho das propriedades; e os latifúndios por exploração, que embora não sejam propriedades muito extensas são mantidas improdutivas para fins de especulação imobiliária.

Quando a produção agropecuária é destinada aos mercados interno ou externo e utiliza mão de obra contratada (fixa ou temporária), recebe o nome de agropecuária comercial ou patronal. Se a produção é destinada ao mercado e quem trabalha na propriedade é o núcleo familiar, é denominada agricultura familiar. Caso a produção atenda apenas às necessidades de consumo do agricultor e de sua família, é chamada agricultura de subsistência.

Quanto às técnicas empregadas, os sistemas agrários podem ser classificados em tradicionais (itinerante, jardinagem e plantation), modernos (agricultura de precisão ou moderna) e de técnicas alternativas (agricultura orgânica e hidroponia).

Nenhum comentário: