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terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

A globalização e a economia-mundo

A grande novidade da nova ordem mundial foi a “revolução” nos meios de transporte e nas comunicações — fator fundamental para que se estabelecesse uma economia globalizada.

Hoje, qualquer acontecimento em qualquer parte do mundo é transmitido em tempo real ao mundo inteiro: uma corrida de Fórmula 1, um jogo da Copa do Mundo, as cenas de um terremoto no Japão ou de conflitos no Oriente Médio ou na África. É possível comprar produtos fabricados em vários países tanto em luxuosos shopping centers como na lojinha do bairro ou até mesmo na barraquinha do ambulante da esquina.

Esse fenômeno de mundialização econômica, que tem ao mesmo tempo uma dimensão política, social e cultural, é chamado globalização.

A globalização estritamente econômica pode ser entendida como a aceleração da interdependência das economias de todos os povos, provocada por mudanças tecnológicas e pela redução das barreiras à circulação de mercadorias, capitais e pessoas. Esses movimentos, que se complementam com o fluxo de informação, constituem as chamadas redes, tanto materiais (transportes) quanto virtuais (internet). A integração de economias, culturas, línguas, produção e consumo, que se ampliou com a evolução dos meios de comunicação, transformou o mundo em uma aldeia global.

Com a facilidade e a rapidez dos fluxos de capitais do mundo globalizado, os países se tornaram extremamente dependentes uns dos outros, apesar da concorrência entre eles. Como exemplo dessa dependência, podemos citar a crise econômica de 2008, deflagrada no setor imobiliário dos Estados Unidos, a maior economia do mundo. Essa crise espalhou-se por outros setores do país e também por outros países, atingindo a economia mundial. Em 2009, seus efeitos eram sentidos em todo o planeta: aumento do desemprego, queda da produção industrial, diminuição na venda de produtos, falência de indústrias e de estabelecimentos comerciais, adiamento de obras da construção civil, maior desigualdade econômico-social, entre outros problemas.

A globalização econômica deu origem a uma globalização de ideias.

Para se estabelecer mundialmente, a grande empresa precisa da globalização cultural. O lazer, as formas de se vestir, as revistas, os jornais, as formas de consumo precisam ser parecidas em qualquer lugar do mundo, isto é, devem ser padronizadas.

O rádio e a televisão exercem papel importante na formação dessa cultura, pois, ao mesmo tempo que divulgam músicas, filmes e informações, sugerem um padrão ideal de vida e de consumo que deve ser seguido para “alcançar a felicidade”. Daí a importância de preservar e valorizar a cultura e a identidade próprias de cada país, ameaçadas de desaparecer.

A globalização possibilitou que certas questões, como problemas ambientais, aumento da pobreza, crises econômicas, direitos humanos, tráfico de drogas e ações terroristas, sejam discutidas e resolvidas em conjunto, por grupos de países.

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