PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de agosto de 2021

Questão de História - Leia o texto abaixo, de autoria do historiador José Murilo de Carvalho, professor da UFRJ: “

1 - Leia o texto abaixo, de autoria do historiador José Murilo de Carvalho, professor da UFRJ: “A enorme visibilidade do poder era sem dúvida em parte devida à própria monarquia com suas pompas, seus rituais, com o carisma da figura real. Mas era também fruto da centralização política do Estado. Havia quase unanimidade de opinião sobre o poder do Estado como sendo excessivo e opressor ou, pelo menos, inibidor da iniciativa pessoal, da liberdade individual. Mas (...) este poder era em boa parte ilusório. A burocracia do Estado era macrocefálica: tinha cabeça grande mas braços muito curtos. Agigantava-se na corte mas não alcançava as municipalidades e mal atingia as províncias. (...) Daí a observação de que, apesar de suas limitações no que se referia à formulação e implementação de políticas, o governo passava a imagem do todo-poderoso, era visto como o responsável por todo o bem e todo o mal do Império.” Carvalho, J. Murilo de. TEATRO DE SOMBRAS. Rio de Janeiro, IUPERJ/ Vértice, 1988. 

De acordo com a análise do texto acima, como o poder monárquico fazia para ter visibilidade no contexto do Brasil Imperial?

RESPOSTA:
Além do simbolismo que girava sobre a figura do imperador (seja D. Pedro I ou D. Pedro II), o poder monárquico se fazia presente no início do Brasil imperial através da centralização e autoritarismo, como podemos perceber em D. Pedro I, não apenas na outorga da Constituição de 1824, como também na criação do Poder Moderador, também conhecido como 49 poder. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada =)

Anônimo disse...

Obg s2

Anônimo disse...

😍😍