PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 14 de agosto de 2021

Questão de Geografia - Paisagem de uma metrópole brasileira.

Paisagem de uma metrópole brasileira.

Considerando a imagem, assinale a alternativa correta. 
a) A organização do espaço geográfico nas metrópoles brasileiras caracteriza-se, na atualidade, pela tendência à homogeneização das formas de habitar, em função da existência de políticas urbanas e sociais exitosas. 
b) Os moradores do condomínio fechado e os moradores da favela compartilham áreas comuns de lazer, fato que expressa o enfraquecimento dos conflitos entre as diferentes classes sociais na metrópole. 
c) A concentração da riqueza permite a uma pequena parcela da sociedade viver em condomínios fechados de alto padrão, que, fortificados por aparatos de segurança, aprofundam a fragmentação do espaço urbano. 
d) A favela é um espaço monofuncional, exclusivamente residencial, desprovido de serviços urbanos básicos como energia elétrica, água, saneamento, limpeza e, portanto, equilibradamente coeso à malha urbana. 
e) A divisão social representa uma divisão igualitária de bens e por isso é considerada como algo inevitável.

RESPOSTA:
Letra C.

A figura da questão apresenta uma paisagem conhecida de segregação espacial, na cidade de São Paulo, prevalecendo uma concentração de riqueza a uma pequena parcela da sociedade (condomínios fechados) em detrimento de uma grande parcela de moradores desassistidos de políticas públicas, como segurança, saneamento básico, energia elétrica e outros.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...