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sexta-feira, 11 de junho de 2021

Questão PET - (ENEM – ADAPTADA) TEXTO I Frantz Fanon

1 – (ENEM – ADAPTADA) TEXTO I Frantz Fanon publicou pela primeira vez, em 1952, seu estudo sobre colonialismo e racismo, Pele negra, máscaras brancas. Ao dizer que “para o negro, há somente um destino” e que esse destino é branco, Fanon revelou que as aspirações de muitos povos colonizados foram formadas pelo pensamento colonial predominante. BUCKINGHAM, W. et al. O livro da filosofia. São Paulo: Globo, 2011 (adaptado). 
a) Apresentar pensadores praticamente de matriz ocidental, europeia faz com que o ensino da Filosofia combata ou reforce a predominância do pensamento branco, segregacionista e racista do colonialismo no Brasil? Por que? 
b) O ensino de Filosofias de matriz Africana pode ajudar a combater o racismo no Brasil? De que forma?

Respostas:
a)  Ideias racistas e segregacionistas afirmam uma diferença biológica e/ou cultural entre o que se entende por raça e etnia - identificando aspectos fenotípicos, origem geográfica ou aspectos culturais — propondo com  base nisso, a necessidade de uma separação entre as diferentes raças/etnias. 

Essa forma de pensar esteve presente no Brasil desde sua independência no século XIX e favoreceu a a admiração de valores e referências europeias e estadunidenses. Algo que ainda está presente. Sendo assim a manutenção de referências praticamente de matriz ocidental não colabora para uma e pode reforçar a predominância dessa mentalidade eurocêntrica, fortalecendo racistas e segregacionistas.

B) - Em consonância com o pensamento de Cornel West, um dos campos importantes para a vitória sobre o racismo são as artes. O estabelecimento de conexões emotivas e racionais entre os indivíduos de diferentes origens étnico-raciais pode quebrar barreiras. Assim, o ensino de Filosofia de matriz Africana pode colaborar em níveis diversos, por exemplo: apresentando ao aluno uma nova ideia filosófica - estabelecendo uma conexão íntima com a razão de alguém de origem diferente, - uma nova origem possível para pensamentos complexos sobre o mundo, permitindo que o aluno negro enxergue a si mesmo nesse papel possível pra si.

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