PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 1 de outubro de 2022

Questão de Literatura - FUVEST 2008 - Meses depois fui para o seminário de S. José. Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã,

FUVEST 2008 - Meses depois fui para o seminário de S. José. Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático, uma ou outra vez, para compensar este escrúpulo de exatidão que me aflige. Machado de Assis, Dom Casmurro. 
Considerando-se o contexto desse romance de Machado de Assis, pode-se afirmar corretamente que, no trecho acima, ao comentar o próprio estilo, o narrador procura 
a) afiançar a credibilidade do ponto de vista que lhe interessa sustentar. 
b) provocar o leitor, ao declará-lo incapaz de compreender o enredo do livro. 
c) demonstrar que os assuntos do livro são mero pretexto para a prática da metalinguagem. 
d) revelar sua adesão aos padrões literários estabelecidos pelo Romantismo. 
e) conferir autoridade à narrativa, ao basear sua argumentação na História Sagrada.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: