FUVEST 1998 - Considere as seguintes afirmações sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:
I. O auto atinge seu clímax na cena do Fidalgo, personagem que reúne em si os vícios das diferentes categorias sociais anteriormente representadas.
II. A descontinuidade das cenas é coerente com o caráter didático do auto, pois facilita o distanciamento do espectador.
III. A caricatura dos tipos sociais presentes no auto não é gratuita nem artificial, mas resulta da acentuação de traços típicos.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I. b) II.
c) II e III.
d) I e II.
e) I e III.
RESPOSTA:
Letra C.
A afirmação I é falsa, pois o auto não atinge seu clímax
na cena do Fidalgo, e, além disso, essa personagem
não reúne em si os vícios das categorias anteriormente
representadas.
O Fidalgo simboliza apenas a aristocracia arrogante,
opressiva, pretensiosa e é a primeira personagem a
entrar na barca do Inferno.
As afirmações II e III apresentam características fundamentais do teatro de Gil Vicente: o caráter didáticomoral do auto e a presença de tipos sociais caricaturados, isto é, deformados pelo exagero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário