PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de outubro de 2022

Questão de Literatura - FMABC 2015 - O vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar,

FMABC 2015 - O vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar, a situação, tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita: não há ali nada grandioso nem sublime, mas há uma como simetria de cores, de sons, de disposição em tudo quanto se vê e se sente, que não parece senão que a paz, a saúde, o sossego do espírito e o repouso do coração devem viver ali, reinar ali um reinado de amor e benevolência. As paixões más, os pensamentos mesquinhos, os pesares e as vilezas da vida não podem senão fugir para longe. Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou com sua inocência e com a virgindade do seu coração. 
Do trecho acima, integrante da obra Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, pode-se afirmar que 
a) é o cenário no qual de desenrolam as cenas trágicas do amor entre Joaninha e Carlos, protagonistas do romance. 
b) é um trecho que exalta os aspectos positivos da natureza, caracterizando o espaço como um lugar ameno e deleitoso, próprio do movimento árcade da literatura portuguesa, do qual esta obra faz parte. 
c) é um texto apenas narrativo porque se organiza a partir de verbos que indicam ações, com destaque para as do primeiro homem que habitou a região. 
d) é o local em que a protagonista do romance vive e é feliz, em um reinado de amor e benevolência, isenta de qualquer paixão e de contrariedade sentimental e amorosa. 
e) é um texto predominantemente descritivo porque, valendo-se de verbos de estado, caracteriza um espaço físico e o mostra como ambiente de felicidade semelhante ao do Éden terrestre.

RESPOSTA:
Letra E.

Nenhum comentário: