PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 1 de outubro de 2022

Questão de Literatura - FACASPER 2016 - Sobre Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, é correto afirmar que:

FACASPER 2016 - Sobre Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, é correto afirmar que: 
a) sob a intriga de um amor contrariado e infeliz, a obra revela um mundo de violência e arbitrariedade prepotente, que tanto apresenta traços dos últimos tempos da sociedade aristocrático-absolutista, como os da burguesia constitucional. 
b) a valorização do pitoresco, da anedota vivida, do depoimento pessoal, da biografia e da autobiografia é uma marca do romance, que acompanha o desenvolvimento da observação científica, da taxinomia naturalista, do jornalismo, da dignificação da vida burguesa e da comunhão com as coisas naturais. 
c) a polêmica em torno da reintrodução das ordens religiosas espelha-se em um dos episódios trágicos do romance. Nota-se o contraste entre a mentalidade da burguesia rural e a da burguesia citadina que inspira o episódio da crise de adaptação do jovem protagonista ao cabo de uma jornada de mula e de um processo exemplarmente focado em introspecção e extrospecção. 
d) a fabulação oscila entre as impressões de viagem e as digressões de toda ordem. Pode reduzir-se à história sentimental de um rapaz que se apaixona de um modo sucessivo ou simultâneo, mas intenso, por várias mulheres, e se sente incapaz de estancar esse constante fluir do seu desejo, de fixar e estabilizar a sua personalidade efetiva. 
e) a obra vive do estilo vivo e plástico do autor, do seu humor original, a pairar em algumas cenas e em constantes digressões. As personagens agem segundo uma psicologia elementar, os sentimentos são leves e superficiais, sem dar lugar a intensos conflitos; e o amor aparece sob a forma otimista de alegre preparação para o matrimônio.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: